Cuidados com o coração

Cuidados com o coração

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, seguidas pelas neoplasias (tumores) e causas externas, ou seja, agressões, homicídios e acidentes de trânsito.

As doenças do coração não escolhem sexo, atingindo atualmente tanto homens como mulheres, mas aumentam o risco em fumantes, diabéticos, hipertensos, obesos e pessoas com histórico familiar de problemas coronarianos.

Mesmo assim, o cardiologista Rafael Greco, do Hospital Villa-Lobos alerta que a vida moderna, com elevado grau de estresse, alimentação irregular, rica em gorduras, sal e açúcares, aliada ao sedentarismo, levam perigo ao coração de todos os indivíduos, independentemente da idade e do histórico familiar.

"Os exames cardiológicos devem ser feitos anualmente, a partir dos 35 anos. Quem tem predisposição genética, deve realizar o chek-up a partir dos 30 anos", recomenda o médico.

Para checar a saúde do coração, os procedimentos mais importantes são os exames laboratoriais (glicemia, perfil lipídico, função renal, hemograma e dosagens de fatores de atividade inflamatória) e eletrocardiograma de repouso.

Rafael ressalta que os pacientes com predisposição genética, aqueles com histórico familiar de infarto do miocárdio antes dos 60 anos em familiares de 1º grau, devem receber cuidados ainda maiores, realizando exames mais específicos.

De acordo com o cardiologista do Hospital Villa-Lobos, os exames preventivos são a melhor forma de evitar o agravamento das doenças e A lista de exames deve ser individualizada para cada faixa etária, presença de fatores de risco e, principalmente, para aqueles casos com predisposição genética.


"O check-up é fundamental para antever qualquer problema mais grave, permitindo que o médico trabalhe com diagnósticos precoces, aumentando as possibilidades terapêuticas do paciente. Devem ser feitos anualmente e quanto mais cedo começarem, melhor", alerta o cardiologista.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde equilíbrio cuidados bem estar coração