Cuidados com cães e gatos no inverno

Os animais de estimação merecem cuidado e atenção especial nesta época do ano para evitar doenças
animais de estimação inverno doenças

Os animais de estimação também sofrem os efeitos do inverno. Saiba como prevenir doenças. Foto - Istock/ © simplytheyu

O ar seco, as temperaturas mais frias e até mesmo a oscilação de temperatura em um mesmo dia, o famoso “chove, faz sol”, atingem também os pets, nossos amiguinhos de estimação. Nesta época do ano, é comum eles contraírem gripes e apresentarem tosse seca, coriza, espirros e febre. Por isso, ter alguns cuidados com os cães e gatos no inverno é importante para mantê-los saudáveis e longe de complicações de trato respiratório, que são comuns aos pets, assim como problemas nas articulações, especialmente em animais mais idosos.


É preciso ficar atento a alguns sinais que os pets dão quando estão doentes. Caso eles apresentem sinais de apatia, pouca disposição para levantar, comer ou se locomover, fique alerta! Os gatos podem apresentar a rinotraqueíte felina, resultando em febre, conjuntivite, espirros, rinite e salivação. Em caso de doença infecciosa em animais de estimação, a veterinária Bruna Arssuffi recomenda que eles sejam tratados com base em antibióticos e mucolíticos.  “Recomendo sempre levar o animal a uma consulta veterinária cada vez que perceba algum sinal diferente. 

Sintomas como coriza, falta de apetite e hipertermia são sinais clínicos que merecem atenção no inverno”, salienta Bruna. Importante: nunca medique seu pet por conta própria, pois alguns medicamentos que, para humanos, teriam ação simples, para gatos e cães poderiam ser altamente nocivos.

Banho aquecido

Nos dias mais frios, prefira dar banhos com água mais aquecida nos pets, evitando que o choque térmico causado pela água fria.

Vacinação nos pets

Mantenha a vacinação do animal de estimação em dia. As vacinas são uma ótima maneira de manter a saúde deles em perfita forma!

Alimentação equilibrada

Mesmo que seu pet esteja doente, ele não precisa receber mais comida por isso. Manter a alimentação equilibrada, com ração e outros alimentos que esteja acostumado a consumir, é um bom negócio!

Roupas para pets

No mercado de artigos para pets existem diferentes modelos de roupas para cães e gatos. Caso esteja muito frio, opte por peças mais quentinhas, como mantas e roupas felpudas.

Por Renata Branco

Comente