Os animais de estimação também sofrem os efeitos do inverno. Saiba como prevenir doenças. Foto - Istock/ © simplytheyu
O ar seco, as temperaturas mais frias e até mesmo a oscilação de temperatura em um mesmo dia, o famoso “chove, faz sol”, atingem também os pets, nossos amiguinhos de estimação. Nesta época do ano, é comum eles contraírem gripes e apresentarem tosse seca, coriza, espirros e febre. Por isso, ter alguns cuidados com os cães e gatos no inverno é importante para mantê-los saudáveis e longe de complicações de trato respiratório, que são comuns aos pets, assim como problemas nas articulações, especialmente em animais mais idosos.
É preciso ficar atento a alguns sinais que os pets dão quando estão doentes. Caso eles apresentem sinais de apatia, pouca disposição para levantar, comer ou se locomover, fique alerta! Os gatos podem apresentar a rinotraqueíte felina, resultando em febre, conjuntivite, espirros, rinite e salivação. Em caso de doença infecciosa em animais de estimação, a veterinária Bruna Arssuffi recomenda que eles sejam tratados com base em antibióticos e mucolíticos. “Recomendo sempre levar o animal a uma consulta veterinária cada vez que perceba algum sinal diferente.
Sintomas como coriza, falta de apetite e hipertermia são sinais clínicos que merecem atenção no inverno”, salienta Bruna. Importante: nunca medique seu pet por conta própria, pois alguns medicamentos que, para humanos, teriam ação simples, para gatos e cães poderiam ser altamente nocivos.
Banho aquecido
Nos dias mais frios, prefira dar banhos com água mais aquecida nos pets, evitando que o choque térmico causado pela água fria.
Vacinação nos pets
Mantenha a vacinação do animal de estimação em dia. As vacinas são uma ótima maneira de manter a saúde deles em perfita forma!
Alimentação equilibrada
Mesmo que seu pet esteja doente, ele não precisa receber mais comida por isso. Manter a alimentação equilibrada, com ração e outros alimentos que esteja acostumado a consumir, é um bom negócio!
Roupas para pets
No mercado de artigos para pets existem diferentes modelos de roupas para cães e gatos. Caso esteja muito frio, opte por peças mais quentinhas, como mantas e roupas felpudas.
Por Renata Branco
Por que o espelho do vizinho tem imagem melhor?
Depressão pós-parto: porque ser mãe não é padecer no paraíso
5 sintomas de quem é VICIADO em celular
5 dicas para vencer a fome emocional e nunca mais comer por impulso
Câncer no Rim: tire todas as suas dúvidas sobre a doença
Mulheres relatam violência e descaso em consultas ginecológicas