Cuidados com a herpes

cuidados com a herpes

O herpes simples é uma infecção causada por vírus que geralmente se manifesta com erupções cutâneas na região dos lábios, mas podendo aparecer também em outras partes do corpo, como rosto e genitais. Suas lesões são precedidas por sintomas como dor, coceiras, formigamento e agulhadas. Geralmente em torno de uma semana o problema desaparece. No entanto, a primeira infecção do vírus do herpes na pessoa costuma ser mais séria e seu restabelecimento mais demorado. O vírus fica incubado em um músculo e se manifesta quando a imunidade do organismo baixa.

Além do tipo simples, que é o mais comum, existe o herpes zoster, que só surge uma vez e já imuniza a pessoa. A dor causada pelo herpes zoster é mais intensa e pode demorar meses para sumir, pois o nervo atingido pelo vírus demora para se regenerar completamente.

Deve-se tomar cuidado porque herpes simples é contagioso e de tempos em tempos acontecem surtos do vírus. As principais formas de contágio são através do beijo, do uso do mesmo copo de quem é portador de herpes e a radiação intensa dos raios solares que podem reduzir a imunidade do organismo.


A melhor forma de evitar é se prevenindo, fortalecendo o sistema imunológico tendo uma vida saudável. Já o tratamento é feito à base de cremes ou comprimidos: de antivirais, analgésicos e antiinflamatórios. É o dermatologista quem determina a melhor orientação para o caso.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde equilíbrio herpes herpes labial