Cuidados ao reutilizar garrafas plásticas descartáveis

Cuidados ao reutilizar garrafas plásticas descartá

Foto - Shutterstock

Muita gente aproveita aquela garrafa de água de 500ml ou 1L, por exemplo, ou mesmo as garrafas de bebidas isotônicas e sucos e as reutilizam para colocar água. Não há problemas nisso, desde que você tome algumas precauções antes de sair enchendo as garrafinhas.

A primeira coisa que se deve fazer é: lavar o recipiente regularmente. "Mas por quê?", você pergunta. Afinal, você está colocando água limpa e pura ali dentro, não é mesmo?

Garrafinhas desse tipo são projetadas para serem descartadas após o uso. Em um artigo publicado pelo periódico "Practical Gastroenterology", especialistas afirmam que o ato de lavar e reutilizar essas garrafas pode fazer com que o plástico sofra danos que são ótimos lugares para acumular bactérias que podem provocar doenças - em alguns casos tão graves quanto uma intoxicação alimentar.


Já que reutilizar garrafas continua sendo uma boa ideia - seja porque te ajuda a manter hidratada, seja porque diminui o lixo do planeta, o jeito é lavar regularmente o recipiente com sabão neutro e tomando o cuidado de não causar fendas ou rachaduras no plástico. E sempre descartar tais garrafas assim que notar alguma lesão em sua superfície. Experimente também trocar as garrafas de plástico pelas de vidro ou de aço inoxidável - mas se optar pelas de plástico, prefira as de polipropileno, que são mais resistentes.

E, embora lavar com água quente pareça ser a solução de todos os problemas, ela pode aumentar as chances de produtos químicos se desprenderem do plástico para a água - o que também te faria mal.

Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: reaproveitamento