Cuidado com os agrotóxicos

cuidado com os agrotóxicos

Agrotóxicos são produtos químicos ou biológicos que tem a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. No entanto, esses venenos não são somente nocivos aos insetos e fungos, mas também aos seres humanos que consomem tais alimentos.

Os alimentos que mais recebem agrotóxicos são: pimentão, morango, uva, cenoura, alface, tomate, mamão, laranja e abacaxi. O ideal é lavar muito bem cada hortaliça e fruta e também deixar de molho antes de consumir.

Outras dicas: retirar as folhas externas das hortaliças e se possível a casca das frutas, pois são as que recebem maior carga de agrotóxicos. Cozinhar também ajuda na remoção ou destruição de agrotóxicos, além de receitas caseiras como o uso do vinagre e do bicarbonato de sódio para auxiliar na desintoxicação.

O Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos. Mas qual é o mal que os agrotóxicos podem causar? Depressão, más formações congênitas e alguns tipos de câncer, como leucemia e tumores de cérebro, além de poder causar infertilidade.


Outra maneira de evitar a contaminação é consumir produtos orgânicos. Como isso nem sempre é possível, dê preferência aos alimentos que apresentam uma menor dose de agrotóxicos e fertilizantes. Conheça aqueles em que os teores desses aditivos sejam baixos e não chegam a prejudicar a saúde.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde nutrição agrotóxicos