Cuidado com as alergias no outono e inverno

alergias aumentam no frio

Com o frio chegando, quem sofre de alergia pode piorar nessa época. Isso porque no inverno, período em que o ar está mais seco e frio, a mucosa nasal fica mais irritada e a imunidade do organismo tende a baixar, o que aumenta a probabilidade das crises alérgicas.

A maior permanência em lugares fechados e o uso de edredons e agasalhos guardados há muito tempo também contribui para piorar o estado da pessoa alérgica.Nesse caso, as rinites alérgicas são as mais comuns, seguidas da asma e da bronquite.

A rinite é caracterizada pelos espirros frequentes, coceira nos olhos, nariz e corizas. Para um tratamento eficaz, o primeiro a fazer é conhecer o histórico familiar. Posteriormente mudar os hábitos de vida e o ambiente onde vive a pessoa alérgica. Com o auxílio de um médico alergologista, é possível fazer um teste cutâneo com o objetivo de saber que tipo de alergia se trata. O médico pinga gotas com partículas de vários tipos de agente agressor e observa a reação da pele. E o resultado costuma sair em vinte minutos.

Depois que os agentes são descobertos, há diversas medicações específicas para diminuir os sintomas durante uma crise. Há também vacinas desenvolvidas especificamente contra o alérgeno. A dose precisa ser tomada uma vez por semana durante um período prolongado. Já para as crises, os remédios mais empregados são os antialérgicos ou anti-histamínicos.

No dia a dia é possível prevenir a alergia com medidas simples de limpeza no ambiente doméstico. O segredo é ter uma casa sempre limpa. Travesseiros e colchões devem ser impermeabilizados. Nos locais onde a permanência é maior, a limpeza deve ser redobrada e os objetos que retém poeira devem ser evitados. O alérgico também deve evitar participar da faxina. Se isso não for possível, o ideal é se proteger com uma máscara.

Abra as janelas de sua casa, afinal ar e ventilação são fundamentais. Lave as roupas guardadas antes de usá-las. Limpe a casa com pano úmido, diariamente, sem espanadores. Também não acumule objetos e facilite a limpeza. Evite tapetes e carpetes, opte sempre pelo piso frio. Lave edredons, travesseiros e cortinas de dois em dois meses.


Luzes aquecem e desumidificam o armário, por isso lâmpadas são boas alternativas. Bichos de pelúcia que não podem ser lavados podem ficar dentro do freezer durante 12 horas e depois serem expostos ao sol. A cama também é um lugar importante: o colchão deve ser trocado de cinco em cinco anos. E lembre-se: a alergia deve ser tratada sempre e não só nessa época, de forma preventiva, mesmo quando não há sintomas.

Por Jessica Moraes

Comente