Covinhas nos seios faz mulher descobrir câncer de mama

Ela ainda fez um alerta nas redes sociais, postando a foto de seu seio
câncer mama

Foto - Reprodução/salemhealth.org

O caso da australiana Kylie Armstrong chamou a atenção de mulheres do mundo todo em relação ao câncer de mama. Um dos exames mais utilizados para detectar precocemente o câncer, o chamado autoexame, ou autotoque, desta vez não foi capaz de fazer com que Kylie percebesse um câncer de mama profundo, localizado perto do músculo, e que é mais comuns em mulheres acima de 60 anos. Mas um detalhe foi o ponto-chave para Kylie perceber que sua saúde estava comprometida: três aparentes inocentes covinhas na base de um dos seios. 


Embora não houvesse nenhum outro sinal perceptível da doença, as covinhas fizeram com que a australiana procurasse sua ginecologista. Ao descobrir o câncer, Kylie imediatamente usou as redes sociais para alertar outras mulheres. Ela postou uma foto, com os seguintes dizeres: 

câncer de mama

Foto - Reprodução/Facebook

Tradução

“Por favor, dê uma boa olhada nessa foto. Essas três covinhas muito discretas na base do seio são sinais de câncer de mama. É assim que meu câncer de mama se parece. Eu não senti nenhum caroço. Minha médica não sentiu nenhum caroço. Mas ela me ouviu quando eu disse que meu seio estava diferente do normal, que quando eu levantava meu braço eu conseguia ver três covinhas bem finas na lateral do seio.  A médica me mandou fazer mamografia para se certificar de que não era nada. O exame não ficou claro então ela me mandou fazer um ultrassom. O ultrassom achou um câncer profundo, perto do músculo. Essas três covinhas viraram meu mundo, e o mundo dos meus familiares, de ponta cabeça.

Cabe ressaltar que o surgimento de covinhas na pele dos seios pode estar mesmo associado ao câncer de mama inflamatório. As células do câncer inflamatório entopem os canais linfáticos da mama, que são responsáveis por drenar líquido e toxinas em conjunto junto com a linfa. Contudo, devido ao entupimento, esses canais se tornam ineficazes em sua tarefa, ocasionando as covinhas na pele.

Por Renata Branco

Comente