Copa do Mundo: vuvuzelas podem prejudicar audição

Copa do Mundo vuvuzelas podem prejudicar audição

MTV

Na hora do gol, ninguém se segura. A emoção toma conta da torcida que vibra, grita e... sopra a vuvuzela! A mania de tocar as cornetas que se tornaram grandes personagens da Copa do Mundo tomou conta dos brasileiros, mas na hora da empolgação o barulho pode causar estresse e danos aos ouvidos, mesmo em locais abertos.

"O barulho originado pelas vuvuzelas é muito prejudicial à audição, sim, pois ultrapassa o som produzido por uma motoserra. Já está comprovado que sons acima de 85 decibéis prejudicam a audição. A vuvuzela produz 127 decibéis, mais do que uma buzina de ar comprimido (123,5 decibéis) ou os tambores brasileiros", diz a fonoaudióloga Marcella Vidal de Freitas, da Telex Soluções Auditivas.

Para entender melhor a situação, veja só: permanecer meia hora por dia em lugares muito barulhentos pode afetar, para sempre, nossa capacidade de ouvir. O tempo de exposição ao barulho aliado à potência do som é onde mora o perigo. Mas, nos casos das vuvuzelas, a situação é ainda mais grave.

"A exposição prolongada ao som alto por anos seguidos pode levar a diversos graus de surdez, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. No caso das vuvuzelas, porém, as consequências podem ser imediatas", diz a fonoaudióloga. "Por causa da intensidade do barulho, as pessoas podem ter a sensação de pressão nos ouvidos, tontura, zumbido e dificuldades para ouvir. Além disso, podem apresentar lesão das células auditivas, tendo como resultado o aparecimento de perda auditiva definitiva".

No caso das crianças, grandes fãs das cornetas, os cuidados devem ser redobrados, claro! O barulho em excesso, diz Marcella Vidal de Freitas, causará irritação, choro. "E, pior, elas podem sair do ambiente com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais percebam. O ideal é mantê-las distantes desses sons. Uma solução para todos seria o uso de protetores auriculares que atuam diminuindo o som que entra pelos ouvidos".

MTV

Mas, que bom, nem tudo é barulho na África do Sul em tempos de Copa do Mundo! Música de qualidade faz bem aos ouvidos e isso com certeza não falta por lá.


Esta semana a MTV começou a exibir uma série de filmes para homenagear o Mundial de Futebol apresentando músicos contemporâneos locais. São, no total, cinco artistas, cada um com estilos diferentes como Guy Buttery (instrumental), Lira (Soul), Freshlyground (pop),Tkzee (eletrônica/kwaito) e Hog Hoggidy Hog (rock).

Esses filmes entrarão durante a programação, com 30 segundos cada e permanecerão até o final da competição. Entre um gol e outro, nossos ouvidos agradecem...

Por Adriana Cocco

Comente