Conheça o transtorno de movimento

Entenda o transtorno de movimento

A Cinetose é caracterizada pela sensação de enjoo ao andar em qualquer meio de transporte. O problema ocorre quando o corpo está parado e o ambiente está em movimento, gerando conflito de informações e perturbação do equilíbrio corporal.

Segundo o médico otoneurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Ítalo Roberto Torres de Medeiros, enjoos e vômitos provocados por sensação de movimento são comuns e acometem principalmente as crianças, uma vez que elas possuem o labirinto - centro de equilíbrio localizado no interior do ouvido - imaturo.

"Tonturas, enjoos e até vômitos são gerados devido ao conflito das informações que são enviadas ao cérebro por meio da visão e do labirinto. A incapacidade do cérebro entender e assimilar quais informações estão corretas - a da visão ou a do próprio labirinto -, desencadeia esses sintomas", explica Medeiros.

"Quanto mais intenso e frequente for o movimento cinético, maior a chance apresentar algum tipo de mal estar", ressalta Medeiros.

As pessoas que têm náuseas em um carro são propensas a enjoar em barcos, trens, aviões e, principalmente, em brinquedos de parques de diversões, como carrossel e montanha russa. O problema deve-se à sensibilidade hereditária ou à imaturidade do funcionamento do labirinto e de suas vias que levam a informação para o cérebro.

Embora os enjoos e vômitos possam estar associados a algum tipo de distúrbio do movimento, esses sintomas podem também estar relacionados à má alimentação, que prejudica o funcionamento do labirinto.

"Ao ingerir alimentos ricos em açúcares e gorduras, o paciente prejudica o funcionamento do labirinto e, consequentemente, fica mais vulnerável a esses sintomas", explica o especialista. Em casos mais graves, nos quais a pessoa não consegue controlar os sintomas e inevitavelmente passa mal, é necessário recorrer a medicamentos que previnem esse transtorno.


Um dos medicamentos mais indicados para tratar esse tipo de problema é a substância à base de dimenidrinato, um antiemético com ação anti-histaminica. Essa substância atua no sistema vestibular (responsável pelo equilíbrio) e na origem do vômito, inibindo os sintomas: náuseas e vômitos. Esse princípio ativo é seguro para gestantes e crianças.

Por Jessica Moraes

Comente