Computador causa dor de cabeça em crianças

criançascomputador

Foto - Shutterstock

Quem tem filhos sabe: tira-los do computador pode ser uma tarefa realmente difícil. Por conta da quantidade de tempo em que as crianças ficam expostas a luz do computador, problemas como a dor de cabeça estão entre as principais causas das consultas oftalmológicas entre crianças.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, quando um filho se queixa é a primeira especialidade consultada pelos pais. A boa notícia é que os problemas oftalmológicos só causam 1% da cefaléia na infância.

Ele diz que o problema geralmente resulta do stress ocular provocado pelo esforço visual no computador. Só para se ter uma ideia, o uso excessivo da tecnologia faz com que a incidência da dor de cabeça relacionada à visão salte de 1% para 30% na infância. É o que mostra um estudo feito pelo médico com 360 pacientes de 9 a 12 anos que chegavam a ficar 6 horas ininterruptas na frente do computador, videogame e outras tecnologias.

Queiroz Neto afirma que é fácil identificar a cefaléia relacionada ao excesso de computador. Geralmente surge depois de duas horas em frente a telinha. É caracterizada por uma dor tensional nas têmporas e pescoço.

Cabe aos país, observa, orientar a criança para evitar as crises. Na maior parte dos casos a dor desaparece com descanso, olhando para o horizonte de 15 a 30 minutos a cada hora na frente do monitor, e até fazendo uma caminhada pela casa. Se não desaparecer, a recomendação é consultar um especialista.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: computador crianças