Comprimido que se exercita por você?

Cientistas criam molécula capaz de simular o efeito do exercício físico no organismo

Comprimido do exercício? Cientistas criam molécula que imita o efeito da atividade física. Foto: Reprodução/© g_studio

Ao invés de fazer atividade física regularmente, tome uma pílula  e terá os mesmos resultados. Será mesmo verdade? Parece que sim, ao menos para o tratamento de pacientes com obesidade e diabetes tipo 2.  Isso porque cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, criaram uma molécula que simula o efeito do exercício físico no organismo. 


Nomeada de "Composto 14",  a molécula é um comprimido simples que, além de simular o efeito do exercício físico no organismo do paciente, reduz os níveis de glicose no sangue e diminui a gordura corpórea. 

O composto funciona assim: quando metabolizado pelo organismo, ele inibe a função de uma enzima celular que está envolvida no metabolismo. Esse bloqueio leva as células a "pensarem" que estão sem energia, e então a célula aumenta seu consumo de glicose - coisa que acontece durante o exercício e que leva a perda de peso. 

De acordo com os cientistas, o próximo passo é examinar os resultados do tratamento a longo prazo e testar o modo de ação da molécula, verificando se o processo é seguro. Já imaginou não precisar mais ir na academia e tomar um simples comprimido? 

Brincadeiras à parte, fica a dica do VilaMulher: para manter a saúde em dia, só mesmo suando a camisa e praticando exercícios regularmente, ok? 

Por Lívia Duarte

Comente