Como prevenir micoses

A causa das micoses são os fungos (pequenos organismos encontrados nos seres humanos, animais, areia,terra e roupas). Os fungos precisam de umidade e calor para sua reprodução, por isso a micose ocorre com maior freqüência entre os dedos dos pés, unhas e dobras da pele (virilha, região genital e axilas). Nas crianças atingem também o couro cabeludo.

A frieira, ou melhor, pé de atleta, é uma das micoses mais comuns, e costuma aparecer entre os dedos dos pés.

Existem as micoses superficiais e profundas. No primeiro caso, os fungos ficam na parte externa da pele, ao redor e dentro de pêlos ou nas unhas, alimentando-se da queratina presente nestes locais. Já na micose profunda, a situação é mais complexa, pois os fungos se disseminam através da circulação sanguínea e linfática, chegando até mesmo, a atingir órgãos internos.

Quem acha que as micoses são contraídas apenas em praias ou piscinas, está enganado! Os fungos habitam praticamente todos os lugares. Assim, as micoses podem ser contraídas nos mais diversos ambientes, especialmente em lugares quentes e úmidos, como: vestiários, boxes de banheiros, alguns ambientes profissionais em que prevalece a umidade, no solo (jardins), troncos de árvores, pelos e pele de animais domésticos etc.

Preparei uma lista de dicas para evitar a contaminação

1- Secar bem os pés após o banho, entre os dedos, abaixo das mamas, virilha, etc (pode usar o secador de cabelo para secar entre os dedos dos pés)

2- Evitar o uso excessivo de sabão e buchas, pois agridem a pele e diminuem a defesa natural, facilitando as contaminações.

3- Evitar sapatos fechados e meias sintéticas.

4- Usar chinelos na praia, piscina, banheiros públicos e saunas

5- Não permanecer muito tempo com roupas de banho molhadas

6- Não sentar diretamente na areia da praia (Use uma toalha, esteira, etc.)

7- Evitar roupas quentes e justas

8- Evitar tecidos sintéticos, principalmente nas roupas de baixo (use tecido de algodão).

9- Não use roupas, bonés, pentes, sapatos e toalhas de outras pessoas.

10- Observar a pele e pelos dos animais domésticos (cães e gatos), e procurar o veterinário em caso de descamação ou falhas nos pelos.

11- Não levar animais para a praia

12- As unhas devem estar bem cortadas e limpas

13- Levar o seu próprio material na manicure (alicates, espátulas e lixas)


14- Evitar mexer na terra sem usar luvas

15- Lavar louça com luvas

A Dr. Daniela Graff é dermatologista, colunista sobre saúde da pele.

Comente