Como os hormônios afetam nossa aparência?

Veja como driblar os efeitos dos hormônios
hormônios-beleza

Foto - Shutterstock

Hormônios exercem mais funções do que imaginamos.  Esses mensageiros químicos sacodem nossos corpos desde a puberdade até a menopausa, além de interferirem na nossa aparência, com espinhas, queda de cabelos, etc. Mulheres ainda sofrem mais com mudança de humor, não é mesmo? Veja dicas a seguir para frear as ações dos hormônios no seu look:

1 – Acne

Como regra geral, o hormônio estrógeno diminui a acne, enquanto a progesterona a estimula. Hormônios ampliam as glândulas sebáceas para produzirem mais óleo durante a puberdade e durante os anos da adolescência. Isso se traduz em mais alimento para as bactérias que causam acne e podem obstruir os poros. Terapias hormonais podem evitar hormônios que afetam a pele e pode controlar fugas.

2 – Ganho de peso

Os hormônios tireoidianos cortisol, leptina e grelina são apenas alguns dos culpados. O hipotireoidismo pode contribuir para o ganho de peso, desacelerando o processamento de energia e aumentando a capacidade de armazenamento de peso.  O cortisol, hormônio do estresse , influencia o corpo a armazenar mais gordura. Já a leptina diz ao nosso corpo quando nos sentimos saciados, e a grelina nos diz quando estamos com fome. Estudos mostram que após uma má noite de sono, os níveis de grelina são elevados durante todo o período de 24 horas a seguir.

3 - Pele seca

O hipotireoidismo não tratado, eventualmente, pode levar a pele excessivamente seca, causando coceira extra, e coçar pode levar a erupções cutâneas e outros problemas também. Como os níveis mais baixos de estrogênio na menopausa, a pele também pode se tornar mais fina, mais frágil e mais seca. 

4 – Perda de cabelo

A queda de cabelo, perda de brilho e qualidade às vezes pode ser atribuída ao hipotireoidismo. É claro que o cabelo saudável requer um complexo de muitas vitaminas e minerais, por isso é não apenas hormônios comandando o show. O estresse crônico também pode causar queda de cabelo e o aumento dos níveis de cortisol corpo. 


Por Helena Dias

Comente