Como identificar a falta de vitamina D no corpo?

A vitamina D é fundamental para o corpo humano. Veja como identificar a sua falta no organismo
vitamina D falta

Foto - Istock

A vitamina D é fundamental para o corpo humano. Ela absorve e fixa o cálcio, além de prevenir doenças e colaborar com a manutenção dos ossos.

Esta vitamina tão importante é fabricada pelo organismo e quando não é suficiente, a reposição pode ser feita pela alimentação. Estudos britânicos verificaram que pessoas com bons níveis de Vitamina D no sangue têm até 40% menos chances de desenvolver câncer de cólon.


Para que ela funcione e exerça suas funções, é preciso se expor ao sol, o que é difícil no dia a dia. O Dr. José Gilberto indica seis sinais para reconhecer a falta de vitamina D no organismo: 

Músculos fracos

A fraqueza muscular pode ser causada por deficiência de vitamina, pois os músculos esqueléticos só funcionam adequadamente com níveis ideais de Vitamina D no corpo. 

Depressão

Já é conhecido pela medicina que a falta da Vitamina D durante a fase da adolescência pode gerar distúrbios psiquiátricos, como a depressão.

Asma, gripe e doenças respiratórias

A frequência de ocorrência de infecções respiratórias pode indicar falta de vitamina D no organismo. De acordo com estudos realizados no Japão, as crises de asma em crianças foram significativamente reduzidas nos casos de pacientes que tomaram suplemento diário de vitamina D.  

Enfraquecimento dos ossos (osteoporose em idosos, raquitismo e osteomalácia)

Sem essa vitamina o organismo não consegue absorver o cálcio adequadamente, o que pode levar ao enfraquecimento dos ossos e ao aumento do risco de desenvolver fraturas.  

Doenças cardiovasculares

Estudos da Universidade de Harvard verificaram que baixos níveis de vitamina D no sangue podem dobrar o risco de morte por doenças cardíacas.

Por Thamirys Teixeira

Comente