Como evitar a caspa no inverno?

caspainverno

Foto - Shutterstock

Quem não morre de vergonha quando a roupa fica cheia de flocos brancos próximos aos ombros? É, todo mundo! Ainda mais no inverno onde usam as cores escuras, o problema da caspa e descamação é mais evidente.

A caspa é um problema que incomoda mais de dois bilhões de pessoas em todo mundo. Nas baixas temperaturas do inverno o problema intensifica, pois provoca um ressecamento da pele do couro cabeludo e aumento da produção da glândula sebácea.

O nome popular do problema é "dermatite seborreica", mas a caspa nada mais é do que uma inflamação responsável por produzir descamação da pele, normalmente na região do couro cabeludo. "Banhos quentes, maus hábitos de saúde e procedimentos químicos são fatores, que sem dúvida, provocam ou intensificam o problema", sustenta a Dra. Juliana Neiva, médica dermatologista da atriz Paolla Oliveira.

Além das típicas descamações que grudam nas roupas e nos cabelos, a patologia pode provocar vermelhidão, coceira e ardência. A especialista acrescenta que a caspa é um processo crônico e que existem alternativas para controlá-las. "A rotina do uso de shampoos anticaspa dá um efeito de anti-inflamatório, nutre o couro cabeludo e hidrata os fios, sendo a melhor opção para evitar a descamação".

A caspa pode aparecer durante o ano todo - explica a médica. No entanto, alguns hábitos adotados no inverno contribuem para o maior aparecimento da caspa,como lavar os cabelos com menor frequência ou em água muito quente e enfrentar mudanças bruscas de temperatura.

5 Dicas para aliviar a mascara durante o inverno:

1. Lave os cabelos regularmente com shampoo anticaspa: isso vai ajudar a remover a sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, além de evitar a oleosidade excessiva;

2. Lave os cabelos com água morna e use produtos adequados ao seu tipo de cabelo;

3. Diminua a temperatura do secador e a frequência de uso de chapinhas;

4. Evite dormir com cabelos molhados e evitar abafar o couro cabeludo;

5. Procure o médico dermatologista caso não haja controle dos sintomas.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: inverno descamação