Como escolher o melhor médico?

Como escolher o médico

foto/divulgação: corbis

Quando um sintoma que parece ser um problema de saúde surge, muitas vezes ele vem acompanhado de uma dúvida: qual profissional de saúde buscar para o tratamento correto?

Segundo Evandro Lima, médico do AvalDoc (site que oferece o serviço de marcação de consultas) o primeiro passo deve ser buscar um profissional mais generalista, que possa dar atenção primária ao paciente.

É o caso de clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e dentistas, capazes de detectar os problemas e, se for o caso, encaminhar os pacientes para especialistas e superespecialistas.

Especialistas, como endocrinologistas, ortopedistas, reumatologistas, nefrologistas e cirurgiões plásticos, por exemplo, são considerados o segundo passo a ser dado, em caso de necessidade. E há ainda os superespecialistas, médicos que, dentro de sua especialidade, tratam de problemas ainda mais pontuais, como é o caso de ortopedistas especializados em joelho, mão ou pé.

"O clínico geral tem competência para resolver 95% dos problemas de saúde de um paciente. Muitas vezes, alguém que sofre de hipertensão vai diretamente a um cardiologista, sem saber que um clínico geral pode ajudá-lo", exemplifica Lima.

Ele lembra, inclusive, que existem convênios médicos que só liberam a consulta em outros especialistas depois que um paciente passa por um clínico geral. Segundo Lima, a medida visa à economia e ao melhor aproveitamento de recursos, já que o clínico geral pode indicar tratamentos eficazes, na grande maioria das vezes.

"Algumas pessoas têm preconceito contra clínicos gerais, mas isso é infundado. Bons médicos são preparados para enxergar o paciente como um todo, e não apenas olhar a doença", afirma.

A abordagem biopsicossocial é fundamental. Alguns problemas de saúde, como a obesidade, por exemplo, apesar de ser comum exige um tratamento multidisciplinar, com médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. No site AvalDoc, é possível ter acesso ao cadastro de profissionais das mais diversas especialidades, o que facilita a busca por um tratamento completo e correto.


O médico diz que buscar a indicação de profissionais de saúde com amigos, parentes ou conhecidos é uma prática comum que faz parte da cultura de nosso país. É usual também que profissionais de saúde indiquem colegas de outras especialidades, o que também ajuda no encontro de um bom profissional.

Por Jessica Moraes

Comente