Como eliminar os gases

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Foto: Edvard March/Corbis

Os possíveis motivos daquele desconforto que os gases proporcionam podem ser vários, desde ao consumo excessivo de alguns alimentos até determinados tipos de medicamentos, intolerâncias, alergias. Mas, adotando hábitos saudáveis você pode se sentir bem melhor!

Com relação aos alimentos, os maiores responsáveis pela produção e liberação dos gases são os carboidratos que não são quebrados durante a passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas responsáveis pela sua digestão, eles são fermentados por bactérias que ali residem, produzindo gases.

Outros fatores podem estar também relacionados, como a prisão de ventre, por exemplo. O intestino preso faz com que a comida demore mais tempo para passar pela parte inferior do aparelho digestivo, provocando maior fermentação dos alimentos e consequentemente, maior formação de gases.

Veja abaixo algumas atitudes que podem te ajudar a eliminar os gases.

Fibras e água

Se você aumentar a quantidade de fibras e não beber a quantidade adequada de água pode piorar a quantidade de gases.

Pratique exercícios

Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.

Silêncio na hora da refeição

Evite conversar enquanto se alimenta, assim reduz o ar engolido entre as garfadas e diminui o acúmulo de gases.

Diga não a refrigerantes e água com gás

O consumo de bebidas gaseificadas aumenta a quantidade de gases no estômago.

Um chazinho faz bem

Um estudo realizado pela universidade federal de sergipe (UFS), concluiu que o chá de hortelã diminui a contração de certos músculos intestinais, o que evitaria o acúmulo de gases.

Cuidado com certos alimentos

Fique atento quando consumir certos alimentos, como: feijão, lentilha, repolho, couve, pois são ricos em fibras e aminoácidos com grande poder de fermentação, por isso modere na quantidade.

Mastigue os alimentos e coma devagar

Comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando assim a digestão e fazendo com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido.


Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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