Como eliminar os agrotóxicos dos alimentos?

Veja aqui algumas receitas caseiras para eliminar agrotóxicos de vez!
eliminar agrotoxicos

Foto:Istock/ledominique

Que uma infinidade de frutas, legumes e verduras têm agrotóxicos todo mundo já sabe. Mas você sabia que de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil é o campeão mundial em consumo de agrotóxicos desde o ano de 2008?

Esses produtos químicos usados para matar insetos ou plantas na produção agrícola podem até complicar quadros clínicos e causar grandes danos à saúde. Estamos falando de abortos, infertilidade, impotência, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e até câncer.


Quer eliminar os agrotóxicos de vez? Veja algumas receitas populares para retirar o produto dos alimentos:

eliminar agrotoxicos

Com limão e vinagre branco  Em uma garrafa de spray, adicione o suco de 1 limão 2 colheres de sopa de vinagre branco e termine de preencher com água. Agitar a garrafa e aplicar sobre frutas e legumes antes de servir. 

Com vinagre e sal  Coloque água em uma tigela e adicione meia xícara de vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de sal, diluindo bem. Deixe frutas e legumes por 20 minutos nesta mistura e depois enxágue. 

Com bicarbonato de sódio  Primeiro lave frutas e legumes em uma bacia com água Em seguida, dilua 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Depois, mergulhe as frutas e legumes por alguns minutos nesta solução, esfregando-os bem para remover bactérias e resíduos químicos.

Desintoxicação completa  1ª Coloque os vegetais em uma bacia com água limpa e deixe-os nessa água por cinco minutos (esta é a primeira lavagem). 

2ª Depois, transfira os vegetais para uma bacia com água bicarbonato de sódio - 1 colher (sopa) para cada litro de água.  Deixe-os 40 minutos nesta bacia com água e bicarbonato. Esta é etapa mais importante, pois, segundo o professor, o bicarbonato remove até 90% dos agrotóxicos. 

3ª Coloque os vegetais de novo numa bacia com água durante cinco minutos. Isto é necessário porque, se o bicarbonato entrar em contato com vinagre, haverá uma reação e perderá o efeito. O professor Mauro foi muito claro neste ponto: “Não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito”.

 4ª Ponha os vegetais numa bacia com água e vinagre - 1 colher (sopa) para cada litro de água. São necessários 40 minutos nesta última etapa para, de acordo com o professor, haver a remoção dos agrotóxicos não eliminados pelo bicarbonato. E assim está finalizada a desintoxicação dos vegetais.

Aprendeu?

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira agrotóxicos