Como cuidar da saúde durante congestionamentos

10 dicas para cuidar da saúde durante congestionam

Grandes congestionamentos nas grandes cidades causam estresse, mas são inevitáveis. O tempo ideal para permanecer no veículo é de no máximo 50 minutos. Ultrapassado esse limite os principais déficits para o organismo estão relacionados aos músculos e aos ossos.

Dirigir diariamente no trânsito lento provoca dores crônicas na coluna e nas articulações, piora varizes e agrava os efeitos do sedentarismo. Como nem sempre é possível sair do carro para se alongar, o ortopedista do Hospital São Luiz, Dr. Douglas Rocha Russo, sugere 10 medidas que você pode tomar antes de dirigir e durante o congestionamento.

Antes de dirigir

- Usar uma pequena almofada para apoiar a coluna lombar, se o encosto do carro não tiver regulagem para essa parte do corpo.

- Evitar deixar a cabeça muito abaixada e muito para trás.

- Segurar o volante com os braços levemente flexionados. Relaxar os ombros. Assim, a musculatura do pescoço não fica tensionada.

- Apoiar os calcanhares no assoalho do veículo, para evitar sobrecarga da coluna lombar. Pela mesma razão, os joelhos devem estar no nível dos quadris ou acima.

- Ajustar o banco de modo que, mesmo quando estiver pressionando os pedais, os joelhos continuem um pouco flexionados.

Quando o trânsito estiver parado

- Esticar e flexionar os pés e os tornozelos, para melhorar a circulação.

- Puxar o joelho em direção ao tórax, ao lado do volante. Mexer a musculatura da batata da perna, das coxas e do quadril. Isso já aumentar o bem-estar.

- Elevar os braços, colocá-los por trás da cabeça, alongar ombros e cotovelos, flexionar os punhos.

- Para alongar a musculatura que sustenta vértebras, projetar-se para frente, abraçando o volante.


- Para diminuir dores no pescoço, empurrar a cabeça para a direita e a esquerda.

Por Catharina Apolinário

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