Comer bacon pode ser tão prejudicial quanto fumar

Comidas processadas podem te matar prematuramente! Entenda
bacon fumo carne processada

Carne processada é responsável por uma em cada 30 mortes. Foto: iStock/elenathewise

Os amantes de bacon, salsicha e hambúrgueres não vão gostar desta notícia. De acordo com estudos recentes, o consumo de carnes processadas pode causar câncer tanto quanto fumar.


Segundo a Organização Mundial da Saúde ao Daily Mail, todas as evidências possíveis foram avaliadas, levando ao triste resultado: nosso querido bacon, por exemplo, pode ser cancerígeno.

Isto porque este tipo de carne passa por processos como a defumação, salga e adição de produtos químicos. Para a organização, a solução para o problema é pedir que as empresas insiram avisos sobre os perigos nos rótulos dos produtos.

Apesar da OMS bater o martelo somente agora, não é de hoje que a carne processada vem sendo estudada. Em 2009, pesquisadores do World Cancer Research Fund já desaconselhavam o consumo de carnes processadas. O cientista Martin Wiseman disse que "a evidência sobre a carne processada é convincente" e que foi estimado que cerca de 3700 casos de cancro do cólon poderia ser prevenidos todos os anos no Reino Unido se todos comessem menos de 70 gramas de carne processada por semana, que é o equivalente a três fatias de toucinho.

Além disso, uma Faculdade de Medicina de Harvard que foi publicada no site do Jornal Circulation observou que um consumo diário de 50 g de embutidos – uma salsicha, rodelas de mortadela ou de bacon defumado – está associado a um risco 42% maior de desenvolver uma doença cardiovascular, assim como 19% a mais chances de ter diabetes do tipo 2. Entretanto, o estudo não revela a mesma correlação com o consumo de carne fresca, seja ela de boi, porco ou carneiro.

Mas se você não consegue viver sem uma boa fatia de bacon, calma! A recomendação é que as pessoas não comam mais do que 70 g por dia. Menos que isso, ainda está valendo!

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira bacon carne processada