Coceira pode ser problema de saúde

Coceira pode ser problema de saúde

A coceira pode ser mais do que uma simples picada de inseto. Podem ter outras causas e, acredite, podem sinalizar até um problema renal. Entretanto, são várias as hipóteses acerca da coceira: falta de hidratação, alergia ou sarna, por exemplo.

No caso da alergia, o tratamento mais comum é o uso do antialérgico. Já nos demais casos, incluindo a pitiríase (que são feridinhas rosas na pele), um dermatologista indicará o melhor tratamento em cada caso, geralmente medicamentos que aliviam os sintomas.

Mas sempre consideramos improvável que a coceira seja causada por algo mais sério, como mau funcionamento dos rins. Uma coceira pertinente pode sinalizar pielonefrite (infeccção urinária que atinge os rins), dermatite atópica (eczemas, que causam inflamações ou lesões na pele) ou até tumores. Por isso se a coceira é constante, o ideal é procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico.

E lembre-se, a automedicação é proibida, afinal, o quadro pode piorar quando se usa um produto ou medicamento inadequado para o seu problema.

Por Jessica Moraes

Comente