Cirurgia plástica: cuidados antes da operação.

Com as cirurgias plásticas cada vez mais baratas, o número de intervenções aumentou muito, principalmente aqui no Brasil - o segundo país do mundo em número de plásticas com fins estéticos. Apesar da reconhecida competência dos cirurgiões brasileiros, cirurgias malsucedidas podem resultar em deformidades, trazer sérias conseqüências emocionais e até levar à morte. Antes de você ir atrás de um bom especialista, preste atenção a detalhes importantes:

  • Procure saber se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Peça indicações para amigos e para seu médico de confiança.
  • Avalie o hospital. Procure saber se o hospital ou clínica tem alvará de funcionamento atualizado e se é bem equipado para atender emergências.
  • Esclareça suas dúvidas. Faça todas as perguntas ao seu médico sobre os riscos da cirurgia e do pós-operatório, e se seus objetivos e desejos serão alcançados.

Considere também se você terá condições de cumprir o repouso e os cuidados necessários para uma boa recuperação. Se sua opção é partir para uma operação, trate o assunto com cuidado. Mas lembre-se sempre da existência de alternativas menos radicais, que podem gerar resultados muito satisfatórios.

Por Flávia Leão Fernandes

Psicóloga - CRP 06/68043

Comente

Assuntos relacionados: plástica cirurgia plástica