Cirurgia Cinderela: os perigos de encurtar os pés

cirurgia cinderela

Foto - Shutterstock

Você é satisfeita com a beleza dos seus pés? Muitas mulheres para calçar aquele sapato dos sonhos, com bico bem fino e salto altíssimo, estão recorrendo a cirurgias estéticas para encurtar os dedos e afinar os pés.

Muito procurada no exterior, sendo a cirurgia estética que mais cresce no Reino Unido, a técnica está mexendo com a cabeça delas, que sonham em ter pés pequenos, que se encaixam, perfeitamente, em quaisquer modelos de sapatos, confortavelmente. A técnica consiste em serrar os ossos dos dedos e, até mesmo, fazer lipoaspiração nos pés.

Apesar de permitido, o procedimento não é consenso entre os médicos. Segundo alerta a médica ortopedista especialista em pés, do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), Dra. Marina Monteiro, a cirurgia oferece os mesmos riscos que qualquer outro procedimento cirúrgico.

Além disto, alerta a profissional, os pacientes que se submetem à técnica correm o risco de sentir dor constante e ter restrição de movimentos nos pés. "Se a paciente tem, por exemplo, um segundo dedo maior que o dedão, o encurtamento desse, por estética, pode causar um desbalanço na parte da frente do pé, levando sobrecarga aos dedos e ossos vizinhos, causando dor e, consequentemente, dificuldade para andar", alerta a ortopedista.

Segundo a especialista, os dedos são fundamentais para garantir o equilíbrio durante a troca de passos, pois são essenciais para impulsionar o pé e concluir a passada. "Cada dedo é fundamental para a garantia da estabilidade, por isto, diminuir o tamanho deles causar um desbalanço nos pés, sendo muito prejudicial à saúde", alerta Dra. Marina.

Mexer na largura da parte anterior do pé, ou seja, no antepé, também não é indicado por muitos médicos. Segundo a especialista do Centro Médico São José, a largura dos pés está associada ao formato natural dele e deformidades, muitas vezes, podem ocorrer devido à presença de joanete no dedão ou no dedinho.

A cirurgia dos pés por estética não é oficialmente contraindicada no Brasil. Cabe ao cirurgião, juntamente com seu paciente, conversar sobre os riscos e benefícios do procedimento.

"Costumo dizer aos meus pacientes que, se não for motivo de dor, é melhor optar por um sapato mais confortável, ainda mais hoje em dia, com tantas opções no mercado", finaliza Dra. Marina, lembrando que a cirurgia de encurtamento dos dedos, ou afinamento dos pés, oferece riscos de o paciente evoluir com dor, limitação de movimento, processos infecciosos locais e até circulatórios.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: cirurgia cinderela