Chuvas de verão: como evitar os riscos à saúde?

Veja como evitar o contagio de doenças
chuva-saúde

Foto - Shutterstock

As enchentes trazem diversos problemas para as áreas urbanas, sim, mas não ache que o risco está apenas fora de casa. A água da chuva e tudo que ela causa pode trazer vários problemas de saúde apenas pelo contato. E nós, sem sabermos deles, acabamos nos prejudicando.

Veja algumas atitudes que devem ser evitadas em dias de chuvas.

Andar descalça

A água da chuva serve de condutora para várias doenças, como leptospirose, hepatite A e dengue. Por isso, evite andar descalça nesse período e qualquer contato com água parada ou suja. Por isso, nada de tentar fazer algum esporte naquela lagoa que se formou perto de casa ou levar as crianças para tomarem banho de chuva na rua, ok?

Beber água da chuva

A gente aprende na escola que á água da chuva é destilada, por tanto, limpa. E é mesmo, mas todo o percurso que ela faz, lá de cima até o chão, a coloca em contato com sujeiras e poluentes. Por isso não é indicado beber essa água.

Evite o acumulo de água

Choveu? Descarte toda a água. Se ficar parada, ela pode atrair o mosquito da dengue.

Deu enchente

Se entrou água na sua casa durante um temporal, depois que ele passar, esvazie tudo que tiver acumulado água e desinfete com água sanitária. Para cada 20 litros de água deve se usar dois copos de água sanitária. No caso das caixas d´água, a proporção é de um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: enchentes chuva de verão