Cansaço e sono pode estar relacionado a má alimentação

Cansaço e sono pode estar relacionado a má aliment

Como está a sua alimentação? O hábito de consumir comidas industrializadas, fast foods ou trocar uma refeição por um salgado só favorece para que esses alimentos roubem toda a sua energia. Isso porque são de difícil digestão e necessitam da energia do organismo para a sua metabolização. Por isso, que você fica sem disposição para realizar as atividades diárias.

Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme- Gerenciamento de Perda de Peso, gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são os alimentos que mais levam tempo para serem digeridos. "Os alimentos que são de difícil de digestão exigem muito mais do organismo, tendo um gasto energético muito maior para a sua metabolização. Se você quer evitar a indisposição, procure consumir alimentos mais leves, principalmente nos dias de calor que é quando perdemos mais líquido", afirma.

A falta de vitaminas e a deficiência de ferro é outro problema que pode causar o cansaço, principalmente nas mulheres. "Diversas doenças hoje podem ser causadas por desequilíbrios alimentares como é o caso da anemia ferropriva - que está associada á queda de energia e disposição física. Além disso, o ferro é nutriente que não pode faltar no organismo, já que ele é responsável pela produção de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio", explica o nutrólogo.

Hábitos alimentares X Fontes de energia

Uma boa dica para manter a disposição é trocar os alimentos refinados por integral, já que eles têm uma absorção gradativa. "O ideal é apostar em alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, pois seus nutrientes regulam o funcionamento de hormônios e ainda mantém a saúde. É possível encontrar esses nutrientes em frutas", recomenda o Dr. André Veinert.

As verduras verde-escuro como couve, brócolis, escarola e espinafre também não podem faltar, pois são ricas em vitamina A, E e D. "Os sucos verdes como abacaxi com couve ou hortelã podem ser recomendados para quem precisa de mais disposição", sugere o nutrólogo.

Não deixe de consumir legumes, verduras e frutas como o kiwi, a laranja, o morango, a acerola, a mexerica e o limão, que também são ricas em vitamina C.


Por Vila Mulher

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