Câncer de mama dói?

Câncer de mama dor

Foto - Shutterstock

Muitas mulheres têm essa dúvida: o câncer de mama dói? Geralmente não e isso pode ser bastante perigoso. "Apenas os casos muito avançados, com doença em outros órgãos (metástases) ou com invasão da parede torácica causam dor. A maioria dos casos de câncer de mama é silenciosa, sem nenhum sintoma", explica Guilherme Novita, médico especialista em mastologia.

Por isso, os especialistas indicam a fazer o exame em casa com periodicidade. O exame do toque é a única forma primária de detectar algum tumor nos seios, sendo ele benigno ou maligno.

Segundo Novita, não é por que você sentiu dores nas mamas que seja um sinal de que você possa estar com câncer. O médico explica que a dor mamária é um sintoma benigno e não relacionado ao câncer. Cerca de 90 % das mulheres por volta dos 30 e 40 anos têm esse sintoma. Essa dor pode estar associada ao excesso de leite em mulheres que estão amamentando ou ainda por conta de fatores hormonais, principalmente nos dias que antecedem a menstruação.

A mamografia ainda é o exame ideal para descobrir a presença de um tumor. O primeiro sintoma a ser percebido é um nódulo mamário. Porém, quando isto ocorre o tumor já tem cerca de 2cm.

"Outros exames podem complementar a ação da mamografia, tais como o ultrassom e a ressonância magnética, mas estes exames não a substituem. O ideal para a detecção precoce da doença é a realização de mamografia anual a partir dos 40 anos de idade. Quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de cura", finaliza o especialista.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: câncer câncer de mama