Café - amigo do sistema cardiovascular

Café amigo do sistema cardiovascular

Três xícaras são a dose diária para colaborar com o sistema cardiovascular segundo os pesquisadores

O café faz parte da nossa vida e rotina. Pois é, contrariando afirmações tradicionais, um estudo israelense aponta que beber café faz bem para a saúde. Pesquisadores do Sheba Medical Center apresentaram uma nova descoberta, onde a ex-vilã, a cafeína, mostra-se colaboradora do sistema circulatório e pode proteger o organismo de ataques cardíacos. A quantidade ideal seria três xícaras por dia.

Um estudo feito em 80 adultos, metade saudável e metade cardíaca revelaram que o consumo de cafeína melhora o funcionamento do endotélio (membrana que reveste as câmaras do coração) em 30%, reduz em 40% a proteína C-reativa (CRP) no corpo- fator que propicia ataques cardíacos e AVCs- e aumenta a quantidade de proteína que previne ataques cardíacos e AVCs, adiponectina, em 25%.


A equipe de pesquisa clínica do Instituto do Coração de Sheba, liderada pelo professor Michael Shechter, detectou benefícios da cafeína nos dois tipos de pacientes. Shechter observou que ao longo de várias horas o efeito do café é positivo. O plano dos pesquisadores é estudar esses efeitos no sistema cardiovascular em longo prazo já que não se sabe as conseqüências do consumo do café nessa situação.

Por Catharina Apolinário

Comente