Brasileiro está fumando menos

o brasileiro está fumando menos

Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada recentemente, o brasileiro está fumando menos. Em contrapartida, sua alimentação é pouco saudável e ele continua sedentário.

A pesquisa elaborada pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) também pôde concluir que houve um aumento no consumo de bebida alcoólica, principalmente entre as mulheres.

Os dados são comparativos ao ano de 2006 e também registra outros fatores na saúde do brasileiro, como o sedentarismo e a obesidade - quase metade da população adulta está acima do peso e 15% são obesos.

No caso dos fumantes, a proporção caiu de 16,2% em 2006 para 15,1% em 2010. Uma redução considerada expressiva quando comparada ao índice de 1989, quando havia 34,8% de fumantes na população.

A pesquisa também indicou que essa mudança ocorreu mais na população masculina que na feminina, onde o índice é considerado estável. E pessoas com menor escolaridade fumam mais que pessoas mais escolarizadas.


Os resultados estimulam ações integradas de políticas públicas, na prevenção e promoção da saúde, principalmente voltadas aos fatores de risco que na pesquisa foram indicados, como tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Por Jessica Moraes

Comente