Bolsa pesada: cuidado com os exessos!

bolsapeso

Foto - Shutterstock

Nós mulheres precisamos estar preparadas para imprevistos a todo momento. Por conta disso, descontamos nossa insegurança quanto ao que pode acontecer nas bolsas, que muitas vezes são responsáveis por dores na coluna devido ao excesso de peso que causam.

A sobrecarga nos ombros e na coluna, gera desvios na postura e até escolioses, além de dor no ombro, cotovelo, pescoço, costas ou até mesmo ferimentos graves.

Segundo o ortopedista do Hospital das Clínicas de São Paulo Caio Gonçalves de Souza , este que era um problema muito visto nos consultórios em estudantes, agora está aparecendo também em mulheres adultas. Para não sofrer danos devido a sua bolsa pesada,confira algumas dicas :

Só leve na bolsa, pasta ou mochila o que é essencial

Você realmente precisa levar para casa o computador portátil do trabalho todas as noites? Você precisa carregar uma bolsa grande e uma pasta? Em geral, o peso da sua bolsa ou mochila não deve exceder 10% do seu peso corporal.

Dosagem de peso

Quando estiver usando pastas e bolsas grandes, coloque os itens mais pesados na parte mais baixa da bolsa e bem centrados, para evitar que um lado fique mais pesado que o outro. Isto também serve para mochilas;

Cuidado com longos períodos

Evite carregar uma pasta ou mesmo sua bolsa por longos períodos de tempo. Mas, se você precisar fazer isso, o ideal é você usar uma mochila. Caso queira utilizar uma bolsa, ela deve ficar por cima dos ombros (e não na dobra do seu braço, pois isto pode levar ao estiramento dos músculos do cotovelo)

Mude de lado

Com a bolsa, lembre-se de fazer um rodízio entre os ombros, mudando ela de lado muitas vezes. Se possível, carregue sua bolsa na diagonal, com a alça sobre o ombro oposto.

Para mochilas

Se estiver usando uma mochila, certifique-se de utilizar as duas alças de ombro, e que elas sejam, de preferência, acolchoadas e ajustáveis. A mochila deve ficar rente às costas, e não pendurada nos ombros e só encostando a base nas costas.

Escolha uma com vários compartimentos para garantir a acomodação apropriada de objetos de vários tamanhos e deixe os mais pesados na base dela ou na parte posterior, que ficará junto ao corpo.

Comente

Assuntos relacionados: bolsas dores coluna