Benefícios de quem malha com objetivos a curto prazo

Benefícios de quem malha com objetivos a curto pra

Profissionais da área fitness sempre buscam motivar as pessoas a se exercitarem mais usando como argumentos uma série de benefícios de longo prazo como perder peso, prevenir doenças do coração, afastar a demência na velhice ou evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.

Mas uma nova pesquisa mostra que a mensagem motivacional desses profissionais pode estar equivocada. "Melhore a saúde do coração" pode ser uma mensagem de incentivo bem menos eficaz do que, por exemplo, "sinta-se bem agora".

Um estudo da Universidade de Michigan constatou que as pessoas são mais propensas a se exercitar quando as razões para se mexer têm aplicação imediata na rotina diária. Por exemplo, dizer a uma pessoa que ela terá mais energia depois de trabalhar fora parece ser muito melhor do que dizer que fazendo exercícios ela estará menos propensa a desenvolver diabetes.

Para Michelle Segar, a principal autora do estudo, os resultados indicam a necessidade de melhorar a "propaganda" do exercício. Só assim, segundo ela, as organizações de saúde que promovem a atividade física verão melhores resultados em seus esforços.

"Você se torna um pai mais paciente, rende mais no trabalho, não briga tanto com o cônjuge. Os benefícios do exercício ajudam a levar uma vida mais agradável e produtiva. A mensagem precisa ser essa", diz Segar, do Instituto de Pesquisas sobre Mulheres e Gênero da Universidade de Michigan.

As respostas das mulheres estudadas indicaram que elas valorizavam metas de longo prazo como a perda de peso, tanto quanto metas de curto prazo, mais diretamente ligadas à qualidade de vida no dia-a-dia, tais como redução do estresse.

No entanto, Segar e sua equipe constataram que as mulheres que citaram metas de curto prazo se exercitavam com mais freqüência do que as que consideravam metas de longo prazo mais importantes.

"Saúde e envelhecimento saudável são conceitos muito abstratos", diz Segar. "Quando você está olhando para a lista de tarefas do seu dia, o quão atraente é encaixar nela uma sessão de exercícios motivada por uma razão que está em um futuro distante, que pode nem existir?", discute.


Mensagens de incentivo para pessoas que precisam se exercitar com mais frequência, segundo ela, incluem reforçar que o exercício é uma forma de aliviar o estresse do dia a dia, melhorar o humor, melhorar a produtividade no trabalho - já que malhar torna a mente mais focada - e desfrutar de níveis mais elevados de energia e vitalidade todos os dias.

Por Jessica Moraes

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