Benefícios da acupuntura na saúde da mulher

O tratamento através da acupuntura apresenta excelentes resultados em um variado número de disfunções que acometem a saúde da mulher moderna.

Entre elas destacam-se: a depressão, ansiedade, tensão pré-menstrual, enxaqueca menstrual, infertilidade e cistites de repetição. Entre as disfunções citadas, as que mais levam as mulheres aos consultórios de acupuntura são dor de cabeça, depressão, ansiedade e tensão pré-menstrual.

Quando o estímulo desencadeado pela agulha de acupuntura atinge áreas específicas do sistema nervoso central, ele desencadeia uma série de reações neuroquímicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, de extrema importância na manutenção do equilíbrio orgânico - os neurotrasmissores: serotonina, noradrenalina, dopamina, beta endorfina, cortisol.

Segundo especialistas do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CBMA), órgão oficial da acupuntura médica do país, quando uma pessoa está depressiva e ansiosa, ela sofre uma desarmonia na oferta de neurotrasmissores como serotonina e noradrenalina.

Quando o paciente faz uso de um antidepressivo, este vai agir regularizando esta oferta. A acupuntura, por sua vez, faz exatamente a mesma coisa, só que sem os indesejáveis efeitos colaterais desses medicamentos.

As cefaleias crônicas, como as enxaquecas por exemplo, também se devem a uma disfunção nos neurotransmissores e através da acupuntura pode-se obter excelentes resultados no tratamento desse mal.

Porém, nesses casos, outras substâncias produzidas pela ação da acupuntura também são acionadas: a beta endorfina, que tem grande ação analgésica e o cortisol que é um excelente anti-inflamatório.


No caso da tensão pré-menstrual, que alia sintomas dolorosos e emocionais, como nervosismo, agitação, agressividade e tristeza, a acupuntura agirá através das substâncias já citadas, minimizando a dor, causando relaxamento uterino e acalmando a paciente.

Por Jessica Moraes

Comente