Bebida alcoólica contra a artrite?

Bebida alcoólica contra a artrite

Consumir bebida alcoólica de forma moderada pode reduzir o risco de artrite reumatoide. É o que sugere um estudo publicado na revista Reumatology.

Segundo a pesquisa, pessoas que bebem regularmente teriam quase metade da probabilidade de desenvolver a doença se comparadas as que raramente consomem bebidas.

Ingerir álcool de maneira moderada, algumas vezes durante semana, poderia proteger as pessoas contra a doença, que afeta cerca de 600 mil pessoas no Reino Unido.

A artrite reumatoide é uma doença caracterizada pela inflamação das articulações. Os pesquisadores do King Colegge, em Londres, reuniram nove estudos envolvendo cerca de 12 mil pacientes e descobriram que os que bebiam regulamente tinham 48% menos probabilidade de ter a doença.

Os benefícios do álcool foram exclusivos para pacientes que apresentaram testes positivos para anticorpos anticitrullinado, que aparece em cerca de dois terços das pessoas com artrite reumatoide. Os que tiveram teste negativo para o anticorpo não mostraram os mesmos benefícios.

[leiamais url="http://vilamulher.com.br/pacientes-com-artrite-sofrem-de-depressao-e-ansiedade-11-1-60-818.html" externo="nao"]Pacientes com artrite sofrem de depressão e ansiedade[/leiamais] [leiamais url="http://vilamulher.com.br/pequena-dose-diaria-de-alcool-pode-ajudar-na-saude-11-1-60-639.html" externo="nao"]Pequena dose diária de álcool pode ajudar na saúde[/leiamais]

O levantamento atual não explica as razões para que a bebida evite a artrite, mas pesquisas anteriores sugerem que isso acontece porque o álcool diminui a inflamação no corpo e tem um leve efeito anestésico. Mas segundo os pesquisadores, são necessárias mais estudos para confirmar essa relação.

Por Jessica Moraes

Comente