Bebê com hidrocefalia sofre por falta de tratamento

Imagens chocantes mostram o sofrimento de um bebê de 1 ano e dois meses com hidrocefalia

Foto: Reprodução/dailymail

As imagens comoventes de uma criança da Índia rural viralizaram na internet por mostrar o sofrimento trágico de uma criança de um ano e dois meses de idade. A pequena Dhabuhi Parmar sofre de uma  extrema hidrocefalia - doença caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido dentro do crânio que leva ao inchaço e ao aumento de pressão do cérebro.


A cabeça da pequena Dhabuhi triplicou de tamanho, aumentando em 59 centímetros - e ela agora está acamada e com o risco de perder sua vida. Enquanto ela poderia ser salva se ela recebe tratamento cirúrgico imediato, infelizmente seus pais não podem pagar as contas médicas caras.

Foto: Reprodução/dailymail

Seus pais Hitesh Parmar, 22, e a mãe Shakuntala, 21, trabalham em uma vila remota no estado de Gujarat e ganham apenas 60 libras por mês - cerca de 360 reais. O casal, devastado, está em desespero para dar a sua única filha um tratamento médico adequado. 

Foto: Reprodução/dailymail

"Estamos esperando um milagre acontecer. O peso de sua enorme cabeça é tanto que ela não pode sentar-se ou rastejar. Ela tem que se deitar todos os dias e sempre olha para cima, pois também não pode virar o rosto ", disse Parmar. "Eu não sei por que Deus está nos punindo. Fiquei muito feliz quando ela nasceu, mas agora, eu não quero vê-la assim", completou a mãe Shakuntala.

Foto: Reprodução/dailymail

"Nós a levamos a alguns hospitais do governo em torno de nossa aldeia, mas eles nos disseram que eles são incapazes de tratá-la e que devemos levá-la para um hospital melhor equipado," disse o Sr. Parmar. "Mas o tratamento em melhores hospitais está além de nossa capacidade financeira".

Dhabuhi agora passa seus dias deitada em um berço.Todas as manhãs, os pais devotados alimentam ela com leite na colher. No entanto, eles vivem o sofrimento de temer que um dia a cabeça de sua filha possa explodir. Já os médicos disseram que ela não iria sobreviver por mais de um ano nessas condições.

Hidrocefalia

Em casos graves, os pacientes com hidrocefalia não podem falar e chegam a perder a visão. Devido ao peso da cabeça, eles são incapazes de se sentar e normalmente são acamados. O tratamento usual para a condição é implantar um tubo fino chamado de "shunt" no crânio. Isto ajuda a drenar o excesso de fluido a partir do cérebro para outras cavidades do corpo. Esta condição é comum entre crianças e se o paciente operar no momento certo, pode ser salvo.

Por Lívia Duarte

Comente

Assuntos relacionados: dores craniofaciais doenças bebês