Baixa umidade do ar pede melhor hidratação corporal

aguahidratação

Foto - Shutterstock

A baixa umidade do ar no inverno, principalmente, tem feito a população voltar atenções para a hidratação corporal, seja através da tradicional água mineral ou pelo consumo de alguns tipos de alimentos.

Laranja-pera, melancia, couve-flor cozida, tomate cru e pepino cru podem complementar a ingestão de líquidos e estão entre as principais alternativas para manter o organismo equilibrado nesta época do ano.

"É essencial que as quantidades certas de líquidos sejam ingeridas durante a estação, já que o ar seco pode causar ressecamento da pele e mucosas, agravando estados de gripe e alergias", destaca a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Em sua forma original ou diluída em alimentos líquidos ou sólidos, a água é absorvida e distribuída pelo sistema circulatório e, além da hidratação, leva outros nutrientes para todas as células do organismo.

"A hidratação adequada é fundamental para o funcionamento do nosso corpo em harmonia e, para isso, a ingestão de líquidos deve ser constante e ao longo do dia, pois, já que utilizamos tanto esta substância, precisamos frequentemente repor o líquido que perdemos", explica a especialista.

O ideal é que se crie o hábito de ingerir água pura. Porém, a ingestão de alimentos que contenham mais líquidos pode estimular o consumo.

Você sabe qual é a quantidade de água presente em cada alimento?

Laranja-pera: 89,6% de sua composição é água. Possui fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Melancia: tem 92% de água. Além disso, possui o licopeno e a glutationa, que são importantes antioxidantes.

Couve-flor cozida: 94,3% de água. Possui fibras, fósforo, potássio e vitamina C.

Tomate cru: 95,1% de água. Possui fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina, vitamina C e carotenoides como o licopeno.

Pepino cru: 96,8% de água. Possui fósforo e potássio.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: água corpo hidratação