Avalie a saúde dos seus olhos periodicamente

Avalie a saúde dos seus olhos periodicamente

Na correria do dia a dia muitas pessoas nem se dão conta de quanto os olhos são importantes e quão fundamentais são os cuidados para estes órgãos tão sensíveis.

"A visão dá energia ao corpo e é através dela que o indivíduo interage com tudo que está ao seu redor. O seu valor muitas vezes só é reconhecido quando algum problema prejudica este sentido", ressalta o oftalmologista José Henrique Tamburini.

Tamburini observa que as pessoas devem comparecer ao oftalmologista periodicamente, no mínimo uma vez ao ano, mesmo que a visão esteja aparentemente saudável e sem qualquer doença. "Estudos indicam que dois em cada três casos de perda completa de visão poderiam ter sido evitados se houvesse diagnóstico precoce e tratamento adequado", destaca.

Cada exame tem uma finalidade que vai desde analisar como está a visão do paciente até a prevenção de doenças e degenerações do órgão. "Hipertensos e diabéticos devem dar atenção especial a visão e comparecer pelo menos duas vezes por ano ao oftalmologista. Também é recomendado procurar um especialista assim que houver qualquer alteração na visão. Durante a consulta o paciente deve informar as medicações e colírios utilizados e retirar as lentes de contato caso utilize", informa.

Por Jessica Moraes

Comente