Artrite reumatóide - dicas para facilitar a rotina

facilite a sua rotina

A artrite reumatóide pode limitar a realização de diversas atividades cotidianas. "Entre as principais queixas estão as dificuldades para realizar atividades domésticas, como lavar e passar roupa, cozinhar, varrer, entre outras. Entrar num carro ou ônibus, fazer compras no supermercado ou ir ao shopping também são atividades difíceis ", aponta José Roberto Provenza, Professor Titular de Reumatologia da PUC de Campinas.

Isso acontece, pois os principais sintomas da artrite reumatóide (AR) são inchaço das articulações, dor articular persistente, perda de flexibilidade e de amplitude no movimento e rigidez articular ao despertar.

Somente um médico pode indicar o tratamento adequado, que geralmente inclui mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e até cirurgia para os casos mais graves.

Há diferentes abordagens farmacológicas para a artrite reumatoide, como analgésicos, antiinflamatórios, corticóides e medicamentos modificadores do curso da doença, que podem retardar o dano articular - como os agentes chamados de biológicos, por exemplo o Enbrel (etanercepte), que atua bloqueando uma espécie de proteína que estimula e perpetua o processo inflamatório.

No entanto, dicas simples podem contornar essas dificuldades:

• Dormir de lado, com três travesseiros: um debaixo da cabeça; outro entre as pernas para não bater um joelho com outro e nivelar a bacia e o quadril; e um terceiro para abraçar à frente, proporcionando uma posição mais confortável;

• Evitar tomar café ou bebidas que contenham cafeína para não prejudicar o sono. Quem dorme mal não relaxa a estrutura muscular, causando dores adicionais ao paciente. Manter a postura correta ao sentar e andar também ajuda a afastar dores musculares;

Tornar a casa mais prática e menos favorável a quedas;

• Elevar a altura da cama para ficar mais próxima do nível dos joelhos, facilitando o movimento de sentar e levantar;

• Procurar utensílios desenvolvidos especificamente para portadores de AR, como talheres, geralmente produzidos por terapeutas ocupacionais;

• Ao invés de abandonar atividades de lazer como jardinagem ou pintura, procure realizá-las fazendo pausas frequentes para descanso, não sobrecarregando as articulações e músculos.

Por Jessica Moraes

Comente