Artrite e artrose - veja as diferenças

diferenças entre artrite e artrose

A principal diferença entre artrite e artrose pode estar na idade. A artrose geralmente acomete pessoas de idade mais avançada, enquanto a artrite pode ocorrer em todas as idades e sua incidência é maior no sexo feminino. Ambas, artrite e artrose, caracterizam-se pela doença nas articulações. Porém o tramento para cada um pode ser diferenciado.

A artrite reumatóide compromete o estado geral da pessoa, produzindo abatimento, cansaço e perda de peso. A dor é contínua mesmo em repouso e a pessoa levanta-se com muita dor e rigidez. Já a artrose apresenta uma dor mecânica que se sente logo depois de utilizar a articulação. Geralmente é uma dor vespertina e alivia-se com o repouso. A pessoa pode levantar-se dolorida e sentir um pouco de rigidez, o que a dificulta o início do movimento. Porém, em alguns minutos a rigidez desaparece e a pessoa pode movimentar-se normalmente. Ainda que em muitos casos prevaleça a dúvida, o ideal é procurar um médico especializado para detectar se é artrose ou não através de radiografia.

A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobretudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo, os joelhos ou os pés. Esta doença vincula-se ao envelhecimento das articulações, ligado ao passar do tempo. Inicia-se, em geral, a partir dos 40 ou 45 anos. O espaço ocupado pela cartilagem é menor que o habitual porque está deteriorada. Como a cartilagem amortece a pressão e o atrito entre os ossos, ao se deteriorar, os ossos se tocam e se desgastam. Na artrose, as articulações mais atingidas são as mãos. Na coluna vertebral, atinge o pescoço e a região lombar. A artrose dos joelhos também é freqüente em mulheres na menopausa e quase sempre em obesas.

A artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, por isso também é denominada poliartrite. Não está vinculada com a idade, pois pode aparecer na juventude. Na artrite, as articulações mais afetadas são as do punho, dedos e tornozelos, mas com a evolução da doença, todas as articulações do corpo podem ser atingidas. Na artrite, a dor nas articulações atingidas é o principal sintoma e sua intensidade depende do grau de inflamação.


Existem formas de prevenção para a artrose, entre elas, uma boa alimentação e dieta balanceada para evitar o sobrepeso, além da prática de exercícios físicos.

Por Jessica Moraes

Comente