Aplicativos ajudam a engravidar

Aplicativos ajudam a engravidar

Foto Sydney Bourne/Image Source/Corbis

Em sintonia com a crescente demanda do público para o uso de aplicativos em celulares e tablets, a Bayer HealthCare oferece alguns aplicativos tecnológicos que auxiliam os pacientes a cuidarem da saúde. Desde 2011, a companhia já lançou sete aplicativos, todos gratuitos e disponíveis na página da companhia. Confira alguns:

Diabetes - O aplicativo GlicoCare para iPhone, iPod e iPad é voltado para o acompanhamento do diabetes. A ferramenta facilita o controle das medições de glicose diárias, oferece dicas para uma vida saudável, registro das refeições diárias, programa lembretes e anotações do dia-a-dia. O aplicativo tem o objetivo de facilitar o cotidiano dos cuidadores e pacientes com diabetes, contribuindo para os cuidados e atenção com a doença. Até novembro, já foram feitos mais de 4.200 downloads.

Contracepção - O aplicativo gratuito "Hora da Pílula" - exclusivo para iPhone e iPad - ajuda as mulheres a lembrarem de tomar o anticoncepcional no horário certo. Após instalar o aplicativo, a mulher coloca dia e horário em que começou a tomada da cartela de pílulas. A cada dia, no mesmo horário, ela recebe um alerta para não se esquecer de tomar o medicamento. Junto com o alerta, aparece a animação de um passarinho que retira uma pílula da cartela virtual. O aplicativo já conta com quase 115 mil downloads.

Endometriose - O aplicativo "Meu Diário Mensal" tem o objetivo de facilitar a coleta e organização de informações relacionadas ao ciclo menstrual, como dor, impactos na rotina diária e padrão de sangramento. O aplicativo é gratuito para iPhone e iPad e conta com um sistema simples para ajudar a usuária com informações como: calendário para a anotação diária dos sintomas; escala visual analógica para medir a intensidade da dor; anotações da intensidade de sangramento e até relatórios mensais para exportar e compartilhar com seu médico.

Esclerose Múltipla - O Serviço de Apoio Betaplus, da Bayer, conta agora com mais uma ferramenta no apoio aos pacientes com esclerose múltipla, cadastrados no programa, que utilizam smartphones e tablets. É o aplicativo iBetaplus, que ajuda o paciente a lembrar sobre o dia e horário das aplicações do tratamento, em dias alternados, e acompanhamento dos locais que foram realizadas as aplicações.

Gravidez - Gestantes e mulheres que querem engravidar podem baixar o aplicativo "Gravidez Semana a Semana" que acompanha com detalhes o desenvolvimento do bebê e dá dicas sobre as transformações que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação. Disponível apenas para iPad e já obeteve mais de 8.500 downloads.

Profissionais de saúde - O laboratório desenvolveu o "Universo Médico Mobile", um aplicativo para celulares (iPhone e Android) e tablets (iPad), que é o primeiro bulário gratuito em português em que os usuários podem ter acesso a todas as bulas de medicamentos disponíveis no mercado brasileiro. Além disso, informações científicas, artigos médicos, aulas, consulta ao código internacional de doenças, 18 calculadoras médicas e atlas do corpo humano, também estão disponíveis no "Universo Médico Mobile". Mais de 80 mil profissionais de saúde já baixaram o aplicativo.

Calculadora Síndrome Mão-pé - A calculadora de risco foi desenvolvida a partir de um estudo que estima o risco de reação de pele tipo mão-pé (SMP) em pacientes em um tratamento específico para Carcinoma de Células Renais Avançado. Disponível para iPad, essa ferramenta permite ao profissional de saúde estimar o risco de SMP.

Por Jessica Moraes

Comente