Aplicativo para iPhone diagnostica derrame cerebral

Aplicativo para iPhone diagnostica derrame

Foto: divulgação

Uma Universidade do Canadá desenvolveu um aplicativo para iPhone que permite diagnosticar derrames cerebrais com a mesma exatidão de um laboratório. O aplicativo chamado ResolutionMD Mobile, também está disponível para uso em aparelhos móveis que utilizam o sistema operacional Android, do Google.

Seu criador, o médico Ross Mitchell, diz que o sistema é quase 100% exato, em comparação com exames de laboratório para diagnóstico de derrames agudos. Em uma emergência, a representação de imagens médicas desempenha um papel importante no diagnóstico e no tratamento, sendo que tempo é determinante no atendimento de derrames agudos.

Os pesquisadores dizem ter ficado impressionados com a capacidade do software de analisar conjuntos de mais de 700 imagens rapidamente. O aplicativo realiza todo o trabalho de computação em tempo real e os médicos podem ver e manipular as imagens em segundos.


O software está sendo criado pela Calgary Scientific e a companhia prevê que nos próximos dois anos mais de 50 mil hospitais de todo o mundo terão instalado o programa em suas redes.

Por Jessica Moraes

Comente