Afinal, anticoncepcional causa trombose?

Saiba tudo sobre este possível efeito colateral das pílulas anticoncepcionais e cuide-se!
anticoncepcional trombose

Especialista tira dúvidas sobre anticoncepcionais e trombose. Foto: iStock_areeya_ann

O anticoncepcional se tornou um aliado para as mulheres que desejam suspender a menstruação, tratar problemas hormonais ou evitar uma gravidez indesejada. Porém nem todas as mulheres sabem que apesar de o método ser muito eficaz, o seu uso prolongado pode causar trombose.

Foi isso que a jovem Juliana Pinatti Bardella declarou em uma publicação pública em seu Facebook. De acordo com ela, tomar o remédio durante cinco anos foi o suficiente para desencadear um quadro de trombose venosa cerebral. Confira o relato que viralizou na web:

Anticoncepcional causa trombose?

A má notícia é que todo anticoncepcional pode causar a doença. Entretanto, algumas mulheres apresentam uma predisposição a desenvolver trombose. “O anticoncepcional pode contribuir para o aparecimento de trombose venosa e doença arterial como o AVC. Esse risco duplica em mulheres acima de 35 anos, fumantes e que tem problemas de obesidade”, explica o Dr. Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.


As mulheres que apresentam essas condições precisam fazer exames e conversar com o seu médico sobre uma possível mudança de contraceptivo. “Alguns exames como ultrassom, exame de sangue, venografia, tomografia, ressonância magnética podem ser feitos para confirmar o diagnóstico de trombose na paciente”, afirma o angiologista.

Atenção: pílulas recentes são as mais perigosas

anticoncepcional trombose

Juliana, diagnosticada com trombose, diz que fez uso de pílula anticoncepcional durante 5 anos. Foto: Reprodução/Facebook

Um estudo publicado pela "British Medical Journal" apontou que os comprimidos que contêm um dos tipos do hormônio progestágenos (drospirenona, desogestrel, gestodeno e ciproterona) estão associados a um risco aumentado de trombose em comparação com as pílulas formuladas com progestágenos mais velhos (levonorgestrel e noretisterona). “Em alguns casos, a mulher pode ter alguma reação ao estrogênico ou progestogênico presente no anticoncepcional favorecendo para o surgimento da doença”, diz o Dr.Ary.

Como prevenir a trombose?

anticoncepcional trombose

A Trombose Venosa Profunda (TVP) consiste na formação de um coágulo sanguíneo em veias localizadas no membro inferior, ou seja, nas pernas. . Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue ocasionando inchaço e dor na região.

A melhor forma de prevenir é consultando o médico, mantendo uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.

Por Thamirys Teixeira

Comente