Anticoncepcionais aumentam risco de câncer de mama

Sociedade Brasileira de Mastologia orienta as mulheres a discutir com seu médico sobre interromper o uso do medicamento
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
anticoncepcional câncer

Foto: Istock

 

Será que existe relação entre o câncer de mama e o anticoncepcional? Segundo um estudo publicado no New England Jornal of Medicine, a resposta é SIM. Esta, que é uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo, revela que o risco de câncer de mama é maior para as usuárias de anticoncepcionais em relação àquelas que nunca recorreram ao medicamento. O estudo também afirma que o risco é elevado na medida em que aumenta o tempo de uso tanto para as mulheres que usam atualmente quanto para as que utilizaram o contraceptivo no passado.


A pesquisa foi realizada com 1,8 milhão de mulheres da Dinamarca, na faixa etária entre 15 e 49 anos, que não tinham tido câncer, assim como não tinham tido tromboembolismo ou feito tratamento para infertilidade. A partir do registro nacional, os pesquisadores obtiveram informações individualizadas a respeito do uso de anticoncepcionais orais, diagnóstico de câncer de mama e fatores que pudessem confundir as informações. As pacientes foram seguidas por um tempo médio de 10 anos e foram identificados 11.517 casos de câncer de mama. Houve um caso a mais de câncer do que o esperado para cada 7.690 usuárias de anticoncepcionais hormonais.

Quando os dados foram comparados com os de mulheres que nunca usaram anticoncepcionais, o risco relativo de ter câncer de mama foi 20% superior em relação às não usuárias. O risco foi 9% superior a partir de um ano de uso de até 38% superior a partir de 10 anos de uso. Isto quer dizer que, por exemplo, se a chance de ter câncer de mama até os 50 anos é de 2%, para quem usou o medicamento por um ano o risco foi de 2,2%, e para quem usou por mais de 10 anos o risco foi de 2,76%.

O risco de câncer pode aumentar com o tempo de uso?

anticoncepcional câncer

Foto: Istock

Baseado neste estudo e em estudos prévios sobre a relação ao uso de anticoncepcionais orais e câncer de mama, a entidade esclarece sobre o tempo de uso. 

"Outra coisa que não estava clara antes do estudo é que, após a descontinuação, se você usou este produto por mais de 5 anos, o risco parece ser aumentado, mesmo após 5 anos de suspensão do uso", disse a pesquisadora Dra. Lina Morch.

É necessário interromper o uso dos anticoncepcionais?

anticoncepcional câncer

Foto: Istock

Para a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), não há necessidade das mulheres interromperem o uso do anticoncepcional que já utilizam. “O ideal é que cada usuária do método avalie ou discuta com seu médico sobre os riscos e os benefícios desta decisão”, afirma Antonio Luiz Frasson, presidente da SBM. 

Também acordo com a autora principal da pesquisa, Dra. Lina Morch , pesquisadora-sênior do Hospital da Universidade de Copenhague, não há necessidade de entrar em pânico. "Não queremos que as mulheres deixem a contracepção sem ter algo diferente para recorrer. E existem alternativas", disse Morch.

Existe anticoncepcional sem risco de câncer?

anticoncepcional câncer de mama

Foto: Istock

Não houve algum tipo de anticoncepcional que não tenha tido relação com aumento de risco, inclusive os DIUs com progesterona.  É importante alertar que o estudo não avaliou o impacto na mortalidade geral por câncer. 

Segundo Frasson, já se sabe que os anticoncepcionais reduzem o risco de câncer de ovário, de endométrio e câncer colorretal. Para ele, é importante mostrar que mulheres que usam esses métodos são mais bem acompanhadas em relação as que não usam. “Talvez, quando a avaliação de mortalidade por câncer for analisada, o risco de morrer por câncer em geral possa ser inclusive menor”, conclui o mastologista.

 

Opiniões médicas sobre anticoncepcionais

Por Thamirys Teixeira

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente