Animais de estimação trazem benefícios à saúde

Animais de estimação trazem benefícios à saúde

Foto: Alex Dobrovodsky/moodboard/Corbis

Está provado cientificamente que os animais de estimação interferem de maneira positiva na saúde dos seus donos. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) concluíram que os efeitos no sistema imunológico são impressionantes.

Quem tem, reconhece, eles sabem quando a pessoa está triste ou alegre e fazem a conhecida "festa" quando o dono chega em casa depois de um dia de trabalho. Brincar, jogar a bola e fazer carinho são ótimas ações para reduzir o estresse, pois o corpo libera endorfina ao cérebro, um hormônio capaz de relaxar. "Não tenho como resistir aos apelos do Jojoba balançando o rabo como se não me visse há 15 anos, quando, na verdade, foram apenas algumas horas", diz a administradora de empresas Aline Altemio, dona do cão da raça basset.

Passear com o animalzinho também pode ser um momento especial, de exercício físico e descontração. Normalmente, outros donos também estão caminhando com seus cães e o momento favorece para que essas pessoas iniciem uma conversa. Muitas vezes, é daí que surgem grandes amizades.

A fama de melhor amigo do homem é do cão, mas outros animais também são grandes companheiros. Os felinos com um jeito mais independente, conquistam pelo ronronar quando estão felizes e podem ser muito carinhosos também.

Qualquer que seja o seu animal de estimação, é importante cuidar bem da saúde dele para que continue proporcionando tantas alegrias.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: saúde cães animais cachorro gato