Amamentar emagrece

amamentar emagrece

Na Semana Mundial da Amamentação estamos aqui para lembrar o quão é importante esse ato. Dentre os inúmeros benefícios que a amamentação proporciona, viemos salientar um que interessa a muitas mulheres: o emagrecimento.

Você sabia que o ato de amamentar emagrece cerca de dois quilos por mês? Emagrece pois o corpo gasta muita energia para produzir o leite materno. Mas para emagrecer realmente não se deve exagerar no consumo de alimentos doces ou ricos em gordura.

Amamentar geralmente emagrece num período de 3 a 12 meses após o nascimento do bebê. Isso acontece porque, na gravidez, as mulheres acumulam reservas em torno de 100-150 calorias por dia, e muitas vezes no final da gestação ocorre excesso de peso. Após o nascimento do bebê, o organismo da mãe está preparado para produzir leite materno, mas nem sempre ela consome a quantidade necessária de calorias para produzir o leite que o bebê ingere.

Se a mãe estiver amamentando, o organismo irá retirar da gordura acumulada na gravidez para fabricar o leite materno. Se a amamentação for exclusiva, ou seja, se todas as calorias que o bebê estiver consumindo forem de origem materna, a quantidade retirada da mãe será bem maior.

Dessa forma, se a mãe parar de amamentar precocemente, conserva as calorias que seriam usadas para fabricar o leite materno. A mãe, então, vai manter o peso ganho na gravidez e demorará mais tempo para voltar ao peso que tinha antes de engravidar.

Amamentar emagrece cerca de 2 quilos por mês, nos casos da amamentação exclusiva. Pesquisas apontam que mulheres que amamentam de 6 a 12 meses apresentam os menores índices de massa corporal e tendem a ser mais magras do que as que amamentaram parcialmente ou não amamentaram.

A produção de leite é uma atividade tão intensa que exige da mãe cerca 600 a 800 calorias e 16g de proteína por dia, o que equivale a meia hora de caminhada moderada.

No entanto, é necessário ter atenção redobrada com a alimentação e com a prática de atividade física. O organismo da mãe exige mais energia para fabricar o leite, sendo muito comum nessa fase a mulher sentir mais fome.


Por tudo isso, os cuidados com alimentação devem continuar durante este período: o recomendado é fazer seis refeições ao dia, garantindo o fornecimento adequado de energia, proteínas, cálcio, vitaminas e fibras, além de ingerir 2 a 3 litros de água por dia, evitando sempre o álcool, cafeína, doces e frituras. Emagreça naturalmente, com saúde!

Por Jessica Moraes

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