Alimentos ricos em açúcares e gorduras podem prejudicar mais que o cigarro?

cigarroobesidadetabagismo

Foto - Shutterstock

Já imaginou comprar um pacote de bolacha e na embalagem vir uma foto ligada à obesidade, ou tendo um ataque cardíaco? Pois bem. Os alimentos podem ser mais prejudiciais à saúde do que o cigarro. Por isso, alguns órgãos da área, como o Consumers International e a Federação Mundial de Obesidade, desejam que alimentos ricos em açúcares, gorduras e outras substâncias tenham rótulos parecidos com cigarros, que sinalizam seus maleféicios.

E isso não é à toa. Segundo pesquisas, a obesidade está no ranking das causas de mortes mais comuns, junto ao tabaco e ao álcool. Em um levantamento feito pela OMS, 35% dos adultos acima de 20 anos estão acima do peso, enquanto que 11% são considerados obesos.

Novas regulamentações para os alimentos

A Consumers International e a Federação Mundial de Obesidade têm outras propostas para a fabricação dos alimentos nos próximos anos. Pra começar, eles preveem que a gordura trans (a mais vilã de todas as gorduras) seja competamente eliminada em até 5 anos. Fora isso, deve haver redução dos níveis de sal, de gordura saturada e de açúcar nos alimentos. E isso é válido para todos os países.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: saúde obesidade alimentos cigarro embalagem