Alimentos que curam: receitas caseiras

Alimentos que curam receitas rápidas e fáceis

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Antigamente, o acesso aos medicamentos e tratamentos médicos não era tão fácil como hoje, embora ainda continuem bastante caro. A opção para cuidar de alguns males muito comuns era usar plantas e alimentos disponíveis, muitas vezes, nas hortas dos quintais. Conheça alguns que estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados e servem para os mais variados problemas:

Para dormir - O maracujá é uma fruta é rica em fósforo, cálcio, ferro, sódio vitamina A, vitaminas do complexo B e fibras. Sua casca, normalmente descartada, tem muitas propriedades funcionais, além de boa quantidade de niacina e pectina, que auxiliam no metabolismo dos alimentos. Além de tudo isso, também é pouco calórico - cada 100 gramas têm aproximadamente 70 calorias.

Quem está com dificuldades para dormir, o chá do maracujá é um santo remédio. Para fazê-lo basta 1 xícara de água fervente e 2 colheres de sopa de folhas de maracujá picadas. Coloque as folhas numa xícara e derrube a água fervente, deixando abafadas por dez minutos. Coe depois de frio e tome antes de deitar. A receita não é recomendada para quem tem pressão baixa.

Dores de cabeça - O guaraná possui propriedades estimulantes do sistema nervoso central, facilita a concentração e o raciocínio, favorece o trabalho muscular, reduzindo a fadiga motora e psíquica, previne distúrbios circulatórios, atacando nevralgias, hemorragias e enxaquecas.

A planta da Amazônia dá um excelente refresco, mas também pode ser empregado nas dores de cabeça e como estimulante natural. Seu preparo é muito simples, basta misturar 3 gramas do produto em pó num copo de água fria, deixar repousar por algumas horas, filtrar e tomar. Em pouco tempo sentirá os efeitos.

Revigorante para o cérebro e a memória - A mistura de algumas ervas pode render uma ótima receita para melhorar o funcionamento do cérebro, e, consequentemente, da memória. Alecrim, sálvia e anis rendem um chá revigorante, vale à pena experimentar.

O anis é digestivo, expectorante, tônico estomacal e regulariza as funções menstruais. Já o alecrim é uma planta diurética, aromática, antioxidante e anti-reumática. A sálvia possui diversas propriedades, entre elas é cicatrizante, anti-inflamatória, antioxidante, entre outras.

A receita é prática e eficaz: coloque 1 colher de anis, 1 colher de alecrim e 1 colher de sálvia num recipiente, cubra com 2 copos de água fervendo e deixe até amornar. Tome no período da manhã, duas horas após a primeira refeição.

Contra o colesterol - Rica em fibras, a aveia é um poderoso alimento contra o colesterol. Consuma diariamente cerca de 50 gramas de aveia em flocos, pode ser com frutas ou em vitaminas. As fibras solúveis capturam o colesterol excedente no organismo, impedindo seu acúmulo nas artérias. Simples assim!


Para tratar a pressão alta - Algumas hortaliças são muito indicadas para os hipertensos. Algumas já fazem parte do cardápio dos brasileiros, saiba como melhor utilizá-las.

Alho: amassar três dentes de alho e colocá-los de molho em 400 ml de água durante seis horas, coar e tomar um xícara a cada três horas;

Berinjela: cortá-la em pedaços pequenos e deixá-los de molho durante quatro horas, tomar cinco xícaras ao dia;

Chuchu: Fazer um chá com 30 gramas das folhas e brotos do chuchu para um litro de água. Tomar cinco xícaras ao dia.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: saúde alimentos doença cura plantas