Alimentos funcionais no combate ao envelhecimento

Alimentos funcionais no combate ao envelhecimento

Foto: Dreamstime

A ciência comprova a existência de alimentos funcionais que, além de nutrirem o corpo, trazem benefícios à beleza e combatem o envelhecimento. Flavoinóides e ômega 3 são duas substâncias com alto poder antioxidante e considerados excelentes aliados na luta por uma aparência mais jovem.

O primeiro alerta do envelhecimento é a mudança na textura da pele. De acordo com a nutricionista funcional Juliana Trevilini Garcia, o envelhecimento acontece porque 95% do oxigênio que nosso corpo absorve é utilizado para produção de energia e o restante resulta na produção de radicais livres, os grandes vilões do envelhecimento. "Além disso, a exposição contínua a poluentes, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol, uso de medicamentos e consumo constante de alimentos com agrotóxicos também aumentam significativamente a produção de radicais livres no nosso corpo", afirmou a nutricionista.

Juliana esclarece que existem alguns alimentos com maior quantidade de substâncias protetoras da saúde. E que duas substâncias com alto poder antioxidante e considerados excelentes aliados na luta contra o envelhecimento podem ajudar a retardar os efeitos do tempo, são eles flavonóides e o ômega 3.

Os flavonóides atuam na neutralização de radicais livres. "A atividade metabólica natural produz ‘lixo’ metabólico que o organismo nem sempre consegue eliminar devidamente. Os flavonóides representam uma fonte viável de eliminação desse ‘lixo’ e tonam mais lento o processo de envelhecimento celular", explicou.

Já o ômega 3 é uma gordura essencial em nossa dieta que tem funções benéficas para a saúde do coração, pois reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, diminuindo a pressão arterial. A falta de ômega 3 está relacionada a problemas de pele, depressão, artrite e tensão pré-menstrual. "A base da saúde é a escolha alimentar e consumir alimentos adequadamente não significa aumentar gastos no orçamento doméstico", garantiu.


A nutricionista aponta onde encontrar esses dois aliados contra o envelhecimento:

Ômega 3

- Peixes de água fria (atum, sardinha, arenque, salmão)

- Semente e óleo de linhaça

Flavonóides

- Cacau

- Chás verde ou branco

- Vinho

- Suco de uva

- Açaí e amora

Por Catharina Apolinário

Comente