Acidentes de carro: primeiros socorros em caso de hemorragias

Acidentes de carro primeiros socorros em caso de h

Geralmente quem tem idosos ou crianças dobra os cuidados em relação à segurança, tanto em casa como nas ruas. Mas você sabe que acidentes acontecem a todo momento, em qualquer idade e situação. Às vezes, medidas simples influenciam diretamente na recuperação da vítima.

A empresária Amanda Costa, de 27 anos, já se envolveu em dois acidentes de carro. No primeiro e mais grave, ela teve cortes profundos na cabeça e chegou a ficar alguns minutos a espera da ambulância. Nesse momento, o motorista que bateu em seu carro colocou um pano limpo para conter o sangramento e ligou imediatamente para a ambulância através do 190. "Eu estava consciente e bem, mas o sangramento era muito intenso. A medida dele ajudou a reduzir a saída do sangue e me acalmar também", conta.

Mas nem sempre o contato com a vítima evita complicações maiores, às vezes pode até contribuir para lesões e outras sequelas. Em casos graves como atropelamentos ou acidentes que envolvem automóveis, a melhor opção é acionar o serviço pré-hospitalar. "São situações que envolvem grande troca de energia, levando a grandes traumas. Nesse caso, a melhor ajuda que uma pessoa sem experiência pode prestar é solicitar o auxílio do serviço pré-hospitalar especializado da cidade", alerta Antônio Cláudio de Oliveira, enfermeiro do Cetes/HCor, Centro de Treinamento credenciado da American Heart Association (AHA).

Caso a vítima esteja insconsciente, somente uma pessoa devidamente treinada tem condições de avaliar e realizar procedimentos de reanimação cardíaca. "Pode ser que no momento a vítima precise de reanimação cardíaca, pois somente a respiração boca-a-boca não resultará no retorno da respiração normal", esclarece Oliveira.

Veja algumas dicas simples de que qualquer pessoa pode fazer em caso de acidentes:

- Cuide antes da segurança. Deixe o veículo em local seguro, sinalize e procure isolar o local do acidente. Use triângulo, galhos de árvore ou qualquer outro objeto, sempre colocados a uma distância segura do local. Se estiver escuro, não use fósforos ou qualquer chama exposta, pode haver vazamento de gases podendo provocar incêndios. Use lanternas portáteis, os faróis do seu carro ou outro meio, que não tenha chama, para clarear o local.

- Ligue para 193 de qualquer telefone, aparelho celular ou orelhão. A ligação é gratuita.

- Informe com precisão o local do acidente e os veículos envolvidos. Informe sobre as condições de trânsito no local.

- Tranqüilize as vítimas que estiverem conscientes informando que o socorro já está a caminho.

O que fazer em casos de hemorragia?

Se ocorrer uma hemorragia aplique uma compressa limpa de pano, lenço, toalha ou gase sobre o ferimento e pressione com firmeza. Para manter a compressa firme, utilize uma tira de pano, gravata ou cinto. Caso o ferimento seja pequeno estanque a hemorragia com o dedo coberto, pressionando-o fortemente sobre o corte.

Hemorragia Nasal

Geralmente a cabeça do motorista ou de um passageiro se choca contra o painel ou outro obstáculo, o que causa a hemorragia nasal. Caso o sangue comece a jorrar pelo nariz é preciso que se tome os seguintes cuidados: deixe o paciente sentado, com a cabeça voltada para trás e aperte-lhe as narinas durante uns 4 ou 5 minutos. Se a hemorragia persistir, aplique um pano umedecido sobre o nariz.

Hemorragia estomacal

Normalmente, a pessoa tem náuseas antes da perda de sangue. Coloque-a deitada de lado com a cabeça virada lateralmente. Procure socorro médico.

Hemorragia Pulmonar

Após acessos de tosses, sai sangue pela boca em golfadas. Coloque a pessoa deitada de lado com a cabeça mais alta que o corpo. Não deixe-a falar, tente mantê-la calma e procure um médico imediatamente.


Telefones de emergência:

Polícia Militar 190

Ambulância 192

Corpo de Bombeiros 193

Defesa Civil 199

Por Juliana Lopes

Comente