A luta dos famosos contra o câncer

A luta dos famosos contra o câncer

Foto João Miguel Júnior. Divulgação TV Globo

Famosos e familiares passam pela luta contra o câncer, travada por diversas famílias no mundo todo. Mas a questão que nos faz refletir é: o número de casos aumentou? Ou a divulgação do diagnóstico de câncer passou a ser algo normal, fugindo da mistificação do problema.

Vamos ver quem são os famosos que venceram o câncer:

- Reynaldo Gianecchini - depois de superar um câncer no sistema linfático, ele voltou à TV como o motorista Nando, no remake de "Guerra dos sexos".

- Shirley Temple, nos anos 70, foi a primeira estrela de Hollywood a revelar publicamente que tinha câncer de mama. Hoje a atriz tem 82 anos.

- A apresentadora Ana Maria Braga foi diagnosticada com câncer na região pélvica em 2001 e falou abertamente com o público sobre o drama enfrentado por ela. Seis meses depois recebeu a notícia de que estava livre da doença.

- Lance Armstrong foi diagnosticado com câncer de testículos depois de se tornar campeão do Tour de France, em 1996. O atleta descobriu depois que a doença se espalhou por seu estômago, pulmão e cérebro. Depois de considerado curado da doença, o ciclista criou a Fundação Lance Armstrong para a luta contra o câncer, e também é o responsável pelas famosas pulseiras de borracha para arrecadar fundos.

- Christina Applegate foi diagnosticada com câncer de mama em 2008. A Kelly de "Um Amor de Família" descobriu que estava com um câncer de mama. A doença já estava em estágio avançado e ela teve de retirar as duas mamas, que foram substituídas por próteses. A atriz está curada e passou a fazer campanha pelo diagnóstico precoce da doença.

- Cynthia Nixon descobriu ter câncer de mama em 2006. A Miranda de "Sex and the City" foi diagnosticada com um câncer de mama. Na época ela não quis revelar o problema para a imprensa e fãs. Dois anos depois, já totalmente livre da doença, ela contou sua batalha.

- A presidente Dilma Rousseff descobriu ter um linfoma em 2009. A então ministra Dilma Rousseff descobriu que estava com tipo de câncer atinge os gânglios linfáticos. A doença foi diagnosticada em um estágio inicial e Dilma se curou após uma cirurgia e quatro meses de quimioterapia.

- Drica Moraes foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda em 2010. Submetida a um transplante de medula óssea no dia 23 de junho, a atriz Drica Moraes se recuperou do câncer e já retomou seus trabalhos como atriz em novelas da Globo.

- Glória Perez foi diagnosticada com um linfoma no pescoço em 2009 durante a novela "Caminho das Índias". O tumor foi retirado em maio. Ela concluiu o projeto da novela e hoje Glória comemora estar livre da doença.

- Herson Capri descobriu que tinha câncer no pulmão em 1999. A mulher de Herson, a médica Suzana Garcia, que primeiro observou o tumor. Ele foi operado e enfrentou com sucesso todas as etapas de tratamento e seguimento. E hoje, curado, faz questão de contar a sua história, destacando que só conseguiu sair vitorioso por ter descoberto e tratado a doença no início.

- Joana Fomm teve câncer de mama em 2007. A atriz não pôde aceitar o convite de Gilberto Braga para fazer "Paraíso Tropical" porque estava tratando um câncer nos seios.

- Márcia Cabrita foi diagnosticada com câncer no ovário em 2010. A atriz criou um blog para relatar sua superação do câncer no ovário. Desde março de 2010, a atriz alimenta o Força na Peruca. Lá ela fala sobre a experiência de passar por um câncer no ovário. Atualmente, ela está curada.

- Michael Douglas descobriu estar com câncer na garganta em 2010.

- Neguinho da Beija-Flor descobriu que tinha um câncer em junho de 2008. O cantor passou por uma cirurgia para remover o tumor no intestino e depois passou por seis meses de quimioterapia. Durante essa luta, ele se casou na passarela do samba e assistiu ao parto de sua filha. Hoje está curado.

- Patrícia Pillar descobriu ter um câncer raro de mama em 2001. A doença de Paget do mamilo é uma forma rara de câncer de mama e está no exterior da mama, no mamilo ou auréola, aparece como um vermelhão que depois se torna uma lesão com bordas crustosas. A atriz venceu o câncer, e ainda pode acompanhar o marido Ciro Gomes em alguns compromissos durante sua campanha à presidência. A atriz está linda como sempre.

- Robert de Niro descobriu um câncer na próstata em 2003.

- Sheryl Crow descobriu ter câncer de mama em 2006. A cantora, que namorou Lance Armstrong por dois anos, passou por uma cirurgia para remover o tumor e conseguiu se curar completamente da doença. A partir deste momento ela começou a fazer campanha pelo autoexame e detecção precoce da doença.


- Narciso Em 2000, ex-zagueiro do Santos descobriu que estava com leucemia mielóide crônica. Narciso recebeu uma doação de medula de sua irmã e conseguiu vencer a doença. Hoje, Narciso é técnico do time de juniores do Santos.

Por Catharina Apolinário

Comente