A importância da Vitamina D (e do sol) para a saúde

Tomar sol todos os dias ajuda na sua produção
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Sabemos que grande parte das vitaminas e minerais podem ser adquiridas por meio da alimentação balanceada e colorida. Mas há uma em especial que o seu corpo pode fabricar de graça tomando um pouquinho de sol por dia: é a Vitamina D.

A principal função dessa substância é permitir uma melhor absorção do cálcio pelo organismo, proporcionando o funcionamento adequado de ossos, músculos e até do coração. A vitamina D também é responsável por ajudar o sistema imunológico no combate a agentes, como bactérias, que podem provocar infecções.

Alguns estudos também sugerem que a vitamina D pode ajudar no tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide, esclerose múltipla, entre outras. Esse tipo de doença ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca o próprio organismo por engano.

A deficiência dessa aliada pode levar ao enfraquecimento dos ossos, causando raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos; atrofia e fraqueza na parte muscular e até aumenta o risco de AVCs (acidente vascular cerebral) e infartos.

A principal fonte para produzir a vitamina é o sol. Isso mesmo: bastam aproximadamente 20 minutos de exposição à luz e você já está vitaminada!

Mas fique esperta: embora o sol seja necessário para o organismo produzir a vitamina, ele também é um inimigo da pele. Portanto é bom evitar a exposição entre as 10 da manhã e 4 da tarde, que é quando os raios ultravioletas prejudicam a camada protetora da derme e podem causar lesões e até levar ao câncer em casos mais extremos.


Por Tissiane Vicentin

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