A importância da doação de sangue no inverno

doação de sangue

Shutterstock

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho e, para comemorar a data, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) reforça a importância da doação de sangue para salvar vidas, principalmente com a chegada do inverno em que as doações tendem a cair.

"Infelizmente neste período do ano as pessoas relutam para sair de casa e com isso acabam doando menos sangue. Então, cabe a nós lembra-los sobre a importância desse ato de solidariedade", explica o médico responsável pelo Banco de Sangue do IBCC, Dante Langhi.

Todos os tipos de sangue são necessários, além da doação específica de plaquetas. "Com a saúde debilitada por causa do câncer, o paciente oncológico perde a capacidade de reposição de sangue e começa afetar a produção de plaquetas, passando a depender da doação sanguínea", afirma Langhi.

Para se tornar um doador de sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa e bebidas alcoólicas doze horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto.

Onde doar?

Banco de Sangue do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC)

Av. Alcântara Machado, n° 2576, Mooca, São Paulo

Tel.: (11) 3474-4280 / e-mail: bancodesangue@ibcc.org.br

Horário de funcionamento: de segunda, terça e quarta-feira, das 8 horas às 15h30, e quinta e sexta-feira, das 8 às 12 horas


Comente

Assuntos relacionados: inverno campanha doação de sangue